Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fuga de leopardos causa pânico em parque na China

Notícia de que grandes felinos escaparam foi mantida em segredo por 3 semanas; 5 pessoas foram presas e caso será investigado

Internacional|Da AFP

Autoridades esconderam fuga de felinos por três semanas
Autoridades esconderam fuga de felinos por três semanas Autoridades esconderam fuga de felinos por três semanas

Os trabalhos de busca continuavam nesta segunda-feira (10) no leste da China para encontrar um dos três leopardos que fugiram de um parque de animais selvagens.

A notícia da fuga foi guardada em segredo por quase três semanas pelas autoridades do parque, que temiam a publicidade ruim.

Moradores de Hangzhou, uma grande cidade a cerca de 160 quilômetros a sudoeste de Xangai, viram um felino solto na quinta-feira. Alguns pensaram que o animal poderia ter escapado de um zoológico próximo.

Em um primeiro momento, o Hangzhou Animal Park, que abriga animais da savana, negou qualquer responsabilidade até que, no sábado, anunciou um fechamento temporário do estabelecimento por "razões de segurança".

Publicidade

Nesta segunda, a polícia revelou que os animais escaparam há quase três semanas, quando o pessoal que limpava o recinto dos leopardos em 19 de abril descumpriu as normas de segurança. Os responsáveis pelo parque decidiram ocultar o ocorrido.

Também hoje, as autoridades locais anunciaram a prisão de cinco pessoas, incluindo o diretor do zoológico, Zhang Dequan. Foi aberta uma investigação sobre o caso.

Publicidade

Zhang "achou que, se anunciasse [a fuga], ou se informasse as autoridades, isso afetaria gravemente o número de visitantes do Primeiro de Maio. Por isso, decidiu omitir o ocorrido e fazer uma busca de modo privado dos animais", explicou Fei Yuezhong, um alto funcionário do departamento de polícia de Hangzhou.

De acordo com a imprensa chinesa, dois leopardos foram capturados no fim de semana, mas o terceiro ainda estava sendo procurado nesta segunda-feira com a mobilização de diferentes recursos, inclusive aéreos.

Publicidade

Os vídeos da captura de um dos felinos, que parece quase adulto, em que uma matilha de pelo menos cinco cães é vista abusando do animal, deflagraram uma onda de críticas. 

Outro vídeo da televisão estatal chinesa divulgado no fim de semana parece mostrar um dos leopardos capturados sem uma perna. O ferimento parecia recente e não estava enfaixado.

Os parques de animais da China são alvo de críticas recorrentes pelas condições de vida dos animais, assim como por incidentes fatais, devido a questões de segurança.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.