Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fumaça preta é normal nas primeiras votações, diz porta-voz do Vaticano 

Federico Lombardi nega que exista divisão entre os cardeais para escolha do novo papa

Internacional|Da ANSA

Após as votações desta manhã, a fumaça preta foi novamente vista saindo da chaminé da Capela Sistina, indicando que o papa não foi eleito
Após as votações desta manhã, a fumaça preta foi novamente vista saindo da chaminé da Capela Sistina, indicando que o papa não foi eleito Após as votações desta manhã, a fumaça preta foi novamente vista saindo da chaminé da Capela Sistina, indicando que o papa não foi eleito (ALESSANDRO BIANCHI/REUTERS)

O diretor da sala de imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi, declarou na manhã desta quarta-feira (13) que o fato de a Capela Sistina soltar fumaça preta (indicando que os cardeais não tiveram sucesso na escolha do novo papa) após as primeiras três votações é algo "muito normal e não é sinal de nenhuma divisão entre os cardeais".

O porta-voz ainda destacou que, no século passado, somente o papa Pio 12º foi eleito após três votações.

Conheça os cinco brasileiros que escolherão o próximo papa

Lombardi também informou que o papa emérito Bento 16 está acompanhando a eleição de seu sucessor.

Publicidade

— Ontem à tarde encontrei o prefeito da Casa Pontifícia e ele me disse que o papa emérito segue os eventos com muita atenção e com muita participação espiritual.

"Dom Gänswein ficou ontem o dia todo aqui, eu acho que, durante o tempo do conclave, ele vai permanecer aqui", disse o porta-voz vaticano, referindo-se ao padre Georg Gänswein, secretario particular de Bento 16.

Publicidade

Sobre a saúde dos cardeais reunidos, o religioso informou que eles "foram de bom humor e de boa saúde ao Palácio Apostólico".

— Acho que eles estão todos na Capela Sistina para votar. Alguns foram a pé. Os afrescos de Michelangelo não provocaram nenhum problema de saúde nos cardeais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.