Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Funeral na Alemanha lembra as 150 vítimas da tragédia do voo da Germanwings

Responsável pelo acidente, o copiloto Andrea Lubitz também será homenageado

Internacional|

Um funeral organizado pelo governo da Alemanha na catedral de Colônia, no oeste do país, lembrará nesta sexta-feira (17) as 150 vítimas do voo 4U9525 da Germanwings, que caiu nos Alpes franceses após uma manobra deliberada do copiloto Andrea Lubitz.

Serão acesas 150 velas no principal altar da igreja em memória dos mortos, incluindo uma em homenagem ao próprio Lubitz, já que, segundo declarações dadas nesta quinta (16) pelo cardeal de Colônia, Rainer Woelki, seu julgamento cabe a Deus e não aos homens.

Estarão presentes cerca de 500 familiares das vítimas, além de 50 voluntários que participaram do rastreamento da aeronave após a queda e a cúpula da Germanwings.

Também confirmaram presença a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente Joachim Gauck. A Espanha - de onde procedia um terço das vítimas - será representada pelo ministro do Interior, Jorge Fernández Diáz. Já a França enviará o secretário de Estado de Transportes, Alain Vidalies.

Publicidade

Será uma cerimônia ecumênica, concelebrada por Woelki e o presidente da Igreja Evangélica de Westfália, Annete Kurschus, com início às 7h (horário de Brasília).

A homenagem ocorre três semanas depois da tragédia, enquanto as investigações continuam sendo realizadas pelas autoridades.

Apenas 1.400 convidados terão acesso ao templo, mas a cerimônia poderá ser acompanhada do lado de fora e em telões instalados perto da estação de trem de Colônia, próxima à catedral, e na Igreja de Santa Maria da Ascensão. Emissoras de televisão do país também transmitirão o funeral, que deve ter duas horas de duração. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.