Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governador mexicano entrega o cargo em meio a crise por estudantes desaparecidos

Internacional|

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O governador do Estado de Guerrero, onde em setembro desapareceram 43 estudantes nas mãos de policiais locais e nacrotraficantes, anunciou que deixará o cargo, respondendo a pressões políticos e de ativistas que o consideram incapaz de lidar com a onda de violência na região.

Ángel Aguirre, que governa o Estado com maior índice de homicídios do país, disse que pedirá à Assembléia Estadual que aceite seu pedido de licença, uma forma de renúncia, já que para os cargos eletivos não podem ser formalizada a renúncia.

"Para favorecer um clima político que dê atenção e busque a solução para essas prioridades, no dia de hoje... decidi solicitar licença à honorável Assembléia Estadual", disse Aguirre em uma coletiva de imprensa na capital de Guerrero.

O caso dos estudantes, cujo desaparecimento partiu de uma ordem do prefeito de Iguala - a terceira maior cidade do Estado - e sua mulher, considerados os maiores operadores da organização criminosa Guerreros Unidos, explicitou as falhas na estratégia de segurança do governo do presidente Enrique Peña Nieto.

Publicidade

Aguirre, de 58 anos, governava o Estado desde 2011 pelo Partido da Revolução Democrática (PRB), de oposição.

O governista Partido Revolucionário Institucional (PRI), assim como o oposicionista Partido da Ação Nacional (PAN), haviam pedido a renúncia de Aguirre.

Além disso, estudantes, professores e organizações sociais realizaram nos últimos dias grandes protestos pedindo ações das autoridades quanto ao desaparecimento dos jovens e também a renúncia do governador.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.