Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo espanhol já fretou mais de 150 voos para "devolver" imigrantes africanos aos países de origem

De acordo com os jornais locais, o processo é sempre cheio de atitudes racistas 

Internacional|Do R7

Milhares de imigrantes chegam ao país em embarcações precárias
Milhares de imigrantes chegam ao país em embarcações precárias Milhares de imigrantes chegam ao país em embarcações precárias

O governo da Espanha já realizou quase 150 voos para deportar as centenas de imigrantes africanos ilegais que chegaram ao país nos últimos meses entre 2013 e 2014. Na última quinta-feira (20), foi a vez de Baydi Kane, um senegalês que veio até o país para conhecer sua filha recém-nascida.

Kane fazia parte de um grande grupo de pessoas detidas no Centro de Detenção de Imigrantes de Madri. Estima-se que mais de 49 mil pessoas sejam presas nessas centros por ano. 

De acordo com um relatório anual do Mecanismo para a Prevenção da Tortura de 2013, elaborado pela Justiça do México, houve 148 voos de deportação, que "devolveram" 1.093 pessoas aos seus países de origem. 

Segundo o jornal espanhol Diagonal Periódico, a maioria dos deportados é de origem marroquina. Em segundo lugar, o país que mais recebe pessoas deportadas da Espanha é a Argélia, seguida de Colômbia, Nigéria, Senegal, Equador e Mauritânia.

Publicidade

Por conta própria, família salva 3 mil imigrantes no mar em dois meses

Centro de detenção de imigrantes no Texas é local de abusos, dizem entidades

Publicidade

Ainda de acordo com o jornal, a maioria das deportações são feitas por meio de voos comerciais ou em estradas ferroviárias ao redor do país. O relatório também fornece informações sobre ataques racistas durante as deportações, o que preocupa ainda mais os ativistas.

Em 2007, a morte do nigeriano Osamuyi Aikpitanyi durante um voo de deportação causou revolta no mundo todo. De acordo com jornais locais, o jovem teria morrido de asfixia durante o embarque, além de o corpo ter muitas marcas de mordaças. 

Publicidade

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.