Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo sírio disposto a dialogar com grupos armados

Internacional|

O governo do presidente sírio Bashar al-Assad está disposto a dialogar com todas as partes, incluindo os grupos armados, afirmou nesta segunda-feira em Moscou o ministro sírio das Relações Exteriores, Walid al-Muallen.

"Estamos dispostos ao diálogo com todos os que desejam o diálogo, incluindo os grupos armados", disse Muallem após uma reunião com o colega russo Serguei Lavrov.

"Nós continuamos sendo partidários de uma solução pacífica ao problema sírio", afirmou Muallem, em referência à criação de uma coalizão pacífica que negociaria tanto com "a oposição externa como com a interna".

"Não existe uma alternativa aceitável a uma solução política obtida por meio de acordos sobre as posições do gobierno e da oposição", afirmou Lavrov.

Publicidade

"Nós somos partidários de uma Síria independente, unida, e de que todos os cidadãos sírios, independentemente de sua religião, vivam livremente em paz e democracia", completou o chanceler russo.

"O povo sírio deveria decidir seu destino sem uma intervenção externa", completou Lavrov.

Publicidade

O ministro russo afirmou que a situação na Síria está em um "encruzilhada", mas expressou otimismo sobre a possibilidade de uma solução negociada.

"Há aqueles que embarcaram em um rumo de mais derramamento de sangue que poderiam provocar a queda do Estado e da sociedade", advertiu Lavrov.

Publicidade

Os combates - que de acordo com a ONU provocaram 70.000 mortes desde o início das revoltas que viraram um conflito armado, em março de 2011 - aumentaram nos últimos dias, enquanto os beligerantes tentam obter uma vantagem militar.

or-ma-as-sjw/fp

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.