Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Grécia confirma que apresentou contraproposta para estender resgate econômico

O país estaria preparado "para aceitar o acordo" com uma série de modificações

Internacional|

Em outubro, governo deve começar a aumentar a idade de aposentadoria
Em outubro, governo deve começar a aumentar a idade de aposentadoria Em outubro, governo deve começar a aumentar a idade de aposentadoria

O governo da Grécia confirmou nesta quarta-feira (1º) que apresentou uma contraproposta para estender o programa de resgate financeiro, mas negou que tenha cedido completamente às exigências dos credores internacionais.

O primeiro-ministro, Alexis Tsipras, fará um pronunciamento na televisão hoje para esclarecer o novo plano ao povo grego. "Foi enviada às instituições uma nova proposta acompanhada por uma carta de Alexis Tsipras. As matérias na imprensa que garantem que o governo aceitou completamente a proposta das instituições não são exatas", disseram fontes governamentais. 

Pedido da Grécia é rejeitado e país dá calote nos credores

O documento dirigido aos chefes das três instituições credoras (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) assinala que a Grécia "está preparada para aceitar o acordo" com uma série de modificações.

Publicidade

Em matéria fiscal, o governo aceita as últimas propostas para o IVA, mas pede para manter a redução de 30% do imposto nas ilhas.

Os credores tinham exigido abolir esse rebaixamento insulano. No último texto publicado no domingo passado, as instituições financeiras tinham cedido quanto à exigência inicial de subir o IVA dos hotéis para 23%, finalmente aceitando a proposta do governo grego de impor uma tarifa de 13%. Nos demais impostos já havia consenso.

Publicidade

Na carta, Tsipras aceita a redução de 400 milhões de euros nas despesas do governo — a Grécia pedia 200 milhões —, mas pede para escalonar os cortes, começando com 200 milhões em 2016 e passando para os 400 milhões em 2017.

Quanto à previdência, o governo grego mantém o pedido para começar apenas em outubro a alta paulatina da idade de aposentadoria, e não em julho, como exigiam os credores.

Publicidade

Condições exigidas da Grécia são revoltantes, diz Nobel de Economia

Grécia vai reabrir agências bancárias para pensionistas

No princípio, Tsipras tinha proposto janeiro como data de início. Além disso, a Grécia cede quanto aos subsídios aos aposentadores de baixa renda e agora está disposta a eliminá-los completamente a partir de 2019, em vez de substituí-los por outros auxílios.

Porém, rejeita a exigência das instituições de cortar com efeito imediato em 20% o grupo de pessoas que se beneficiam desses pagamentos. Essa proposta, diz o governo, está baseada no pedido de uma prorrogação do resgate que expirou ontem à noite após ser negada pelo Eurogrupo, e na proposta de um novo empréstimo ao MEE (Mecanismo de Estabilização Europeu). 

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.