Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Grécia diz que enviará lista de reformas nesta 6ª para tentar destravar ajuda

Internacional|

ATENAS (Reuters) - A Grécia vai enviar nesta sexta-feira uma lista de reformas muito aguardada para credores da zona do euro e o Fundo Monetário Internacional (FMI), na esperança de desbloquear dinheiro muito necessário, disse uma autoridade do governo.

Credores da União Europeia e o FMI, informalmente chamados de Grupo de Bruxelas, se reunirão nesta sexta-feira para começar a discutir a lista, disse a autoridade. As aprovações deles, seguidas das bênçãos dos ministros das Finanças da zona do euro, serão necessárias para que Atenas desbloqueie ajuda e afaste a insolvência.

Atenas até agora deu poucos indícios se a mais recente lista conterá uma reforma muito mais abrangente do que a lista anterior de sete reformas sobre questões amplas, desde evasão fiscal a reformas no setor público, que não conseguiu impressionar credores.

O governo de esquerda do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse que a mais recente lista incluirá medidas para melhorar a confiança de investidores, impulsionar as receitas tributárias, e reformas judiciais, mas revelou pouco mais sobre o que está prometendo aos credores.

Publicidade

Espera-se também que o governo trate de alguma forma de reforma de aposentadorias, embora ele já tenha descartado qualquer tentativa de elevar a idade de aposentadoria ou outras medidas sensíveis que seriam vistas como cortes nos pagamentos de aposentadorias pelos gregos atingidos pela austeridade.

(Por Renee Maltezou)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.