Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Guerra na Síria entra em 2015 mais fragmentada do que nunca

Internacional|

Por Alexander Dziadosz

BEIRUTE (Reuters) - Mergulhada num conflito civil desde 2011, a Síria parece mais uma colcha de retalhos composta de feudos em guerra do que um Estado, deixando as potências externas mais relutantes em intervir apesar de o país se tornar um fator ainda mais desestabilizador para a região.

Os Estados Unidos finalmente entraram na guerra síria neste ano, três anos depois de o presidente norte-americano, Barack Obama, dizer que o líder sírio, Bashar al-Assad, deveria deixar o poder.

No entanto, os EUA entraram de maneira relutante, para bloquear o avanço dos combatentes do Estado Islâmico no vizinho Iraque, e sem se aliar a Assad.

Publicidade

Com mais de 200 mil mortos e milhões de pessoas que tiveram de deixar suas casas, a desintegração da Síria pode piorar ainda mais no futuro devido à surpreendente queda dos preços do petróleo em dezembro.

A nova pressão econômica pode tornar ainda mais difícil que uma das facções do conflito ganhe uma vantagem decisiva.

Publicidade

As tentativas para encontrar uma “solução política”, que, segundo as potências mundiais, é a única saída para a crise –possivelmente um acordo entre Assad e seus oponentes–, não deram em nada até agora.

No momento, não está claro nem mesmo o que faria parte de uma solução futura. As forças anti-Assad mais poderosas são grupos islâmicos radicais, como o Estado Islâmico e a Frente Nusra, ligada à Al Qaeda.

Publicidade

Para muitos analistas, as potências ocidentais e oponentes regionais do regime sírio, como a Arábia Saudita, veem agora as facções dominantes como grupos que eles não podem apoiar, o que limita as opções desses países.

“A ideia de oposição evaporou para a Arábia Saudita”, afirmou Nasser Qandil, editor de um jornal libanês e ex-parlamentar, que tem boas relações com Damasco. “Eles sabem que as opções são o Estado Islâmico e a Nusra ou o regime. Não há terceira opção.”

Qandil disse que muitos na região e, talvez, até o Ocidente estão optando por uma estratégia de, segundo ele, “recuo”, o que significa deixar os combatentes sírios lutarem por conta própria.

Washington diz que o apoio aos adversários “moderados” de Assad é parte da sua estratégia. Entretanto, ao bombardear o Estado Islâmico diariamente e realizar alguns ataques contra a Frente Nusra, os EUA têm liberado a força aérea síria para lutar em outros locais contras outros oponentes.

As forças de oposição às quais o Ocidente já demonstrou algum apoio estão agora divididas em centenas de grupos, com diferentes ideologias e interesses.

Milícias curdas no nordeste lutam contra o Estado Islâmico de forma coordenada com os EUA, mas têm papel pequeno fora do enclave étnico.

Milícias pró-Assad têm hoje um papel no conflito que nunca tiveram antes.

“Cada vez mais lideranças regionais surgem na Síria, e elas estão se tornando mais difíceis para o governo controlar, o que aumenta a pressão sobre o regime”, disse Lina Khatib, diretora de um centro de estudos sobre o Oriente Médio em Beirute.

“Acho que 2015 vai ser caos total para a Síria”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.