Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Guerra na Ucrânia prova que nem todas as vidas importam

Há uma escala de valor quando as mortes e os massacres estão em determinada posição geopolítica

Internacional|Marco Antonio Araujo, do R7

Mianmar é uma das regiões do planeta que enfrentam conflitos armados, como Síria, Líbia, Mali
Mianmar é uma das regiões do planeta que enfrentam conflitos armados, como Síria, Líbia, Mali Mianmar é uma das regiões do planeta que enfrentam conflitos armados, como Síria, Líbia, Mali

Todas as vidas importam. A morte de cada ser humano nos diminui a todos, diz o poeta. A guerra na Ucrânia perverte de forma solene essa fraternidade universal. Por algum motivo — sejamos francos — ideológico, esse combate (indiscutivelmente incomum) ganhou uma relevância estridente junto à opinião pública mundial.

Não há dúvidas sobre a gravidade do conflito. Há reais possibilidades de tudo se tornar uma crise de proporção bélica internacional. Não é o mais provável. Mas a repercussão já vista nesses poucos dias nos coloca diante de uma constatação: há guerras que importam e, de outro lado, massacres cotidianos e irrelevantes.

Neste instante, há guerras em andamento na Etiópia, no Iemên, na Síria, Líbia, Mali, Mianmar, Saara Ocidental, República Centro-Africana. Até em Burkina Faso (já ouviu falar?). Bulhufas.

Mas as mortes na Ucrânia ganham uma relevância não vista desde o início da Guerra Fria. As invasões implacáveis do Afeganistão, do Iraque, do Kuwait, com seus milhares de mortes, em nenhum momento patrocinaram essa tropa de choque de informações e discursos inflamados.

Publicidade

Obviamente, nem todas as mortes importam. Há uma escala de valor quando as vidas perdidas estão em determinada posição geopolítica. 

Nada de novo no front.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.