Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Haiti realiza eleições presidenciais no dia 7 de novembro

País elegerá um novo presidente enquanto o assassinato de Jovenel Moise na residência oficial ainda é investigado

Internacional|

Haiti terá eleições presidenciais no dia 7 de novembro
Haiti terá eleições presidenciais no dia 7 de novembro Haiti terá eleições presidenciais no dia 7 de novembro

O primeiro turno das eleições presidenciais no Haiti acontecerá no dia 7 de novembro, de acordo com o calendário divulgado na quarta-feira (11) pela administração eleitoral, enquanto dúvidas sobre o assassinato do presidente Jovenel Moise, morto em sua residência por mercenários em 7 de julho, permanecem sem resposta.

Entenda os motivos históricos da crise política e econômica no Haiti

O conselho eleitoral provisório prevê um "dia eleitoral combinado" em 7 de novembro com o primeiro turno das eleições presidenciais e legislativas, que deveriam ter sido organizadas em 2019.

Um referendo constitucional, promovido por Moise antes de ser assassinado, também será realizado no primeiro domingo de novembro.

Publicidade

O texto dessa reforma constitucional voltada para o fortalecimento do poder executivo ainda está em fase de elaboração. Dois projetos de lei já apresentados propõem a supressão do Senado e a possibilidade de dois mandatos presidenciais consecutivos.

O projeto do referendo não agradou nem mesmo ao campo político presidencial, já que, dizem seus críticos, não respeita a Constituição vigente.

Publicidade

Primeira-dama do Haiti diz que presidente assassinado foi 'traído'

Elaborada em 1987, após a queda da ditadura de Duvalier, a Carta Magna estabelece que “é formalmente proibida qualquer consulta popular que busque modificar a Constituição por meio de referendo”.

Publicidade

De acordo com o novo calendário eleitoral, o segundo turno das eleições presidenciais e legislativas será realizado em 23 de janeiro de 2022, paralelamente ao turno único das eleições municipais e locais, que também acumulam anos de atraso.

A publicação deste quarto calendário eleitoral do ano ocorre em um momento em que o assassinato de Moise continua a levantar muitas questões em um país onde a insegurança com as gangues armadas aumentou.

O juiz de investigação Mathieu Chanlatte foi nomeado na segunda-feira para liderar a investigação judicial do assassinato. Segundo a polícia, 44 pessoas já foram presas, incluindo 12 policiais haitianos, 18 colombianos e dois americanos de origem haitiana, em relação ao caso.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.