Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hillary faz apelo por lealdade do eleitorado afro-americano em comício nos EUA

Internacional|

Por Zachary Fagenson

FORT LAUDERDALE, Estados Unidos (Reuters) - A pré-candidata presidencial democrata Hillary Clinton procurou persuadir os afro-americanos nesta sexta-feira a resistirem à tentação de se aliarem ao pré-candidato republicano Jeb Bush na corrida presidencial de 2016, já que os dois têm visões conflitantes sobre como lidar com a economia e a desigualdade racial.

A convenção anual da Liga Urbana Nacional marcou a primeira participação de Hillary, favorita a encabeçar a chapa democrata, e de Jeb Bush, um dos aspirantes mais bem colocados à indicação republicana.

Há muito tempo os democratas contam com a lealdade do eleitorado afro-americano, enquanto que o Partido Republicano reconheceu, após sua derrota na campanha de 2012 à Casa Branca, que a legenda precisa angariar apoio junto às minorias para reconquistar a Presidência.

Publicidade

Jeb vem tentando ampliar o apelo do seu partido prometendo ir a lugares onde os republicanos não são vistos há anos, como as vizinhanças hispânicas e as igrejas afro-americanas.

Hillary não mencionou Jeb pelo nome, mas debochou do slogan de sua campanha, "Right to Rise" (Direito de Ascender), atraindo aplausos da plateia para sua cutucada.

Publicidade

"Não acho que você pode dizer de maneira crível que todos têm um 'direito de ascender' e depois dizer que é a favor de desmontar o Medicare (plano de saúde para idosos) ou de rejeitar o Obamacare (plano de saúde mais acessível para a população geral). As pessoas não conseguem ascender se não podem pagar um plano de saúde", afirmou.

Recentemente, Jeb pediu reformas no Medicare para torná-lo mais estável do ponto de vista fiscal, incluindo o aumento da idade de aposentadoria e a obrigatoriedade de beneficiários mais ricos pagarem um montante maior.

(Reportagem adicional de Steve Holland e Jonathan Allen)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.