Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Homens armados atacam campo de petróleo na Líbia e matam oito seguranças

Internacional|

TRÍPOLI (Reuters) - Atiradores não identificados atacaram o campo de petróleo Al Ghani, na Líbia, onde instalações petrolíferas estão cada vez mais sendo alvo de várias facções que disputam o controle do país.

Oito guardas foram mortos no ataque, disse um porta-voz da companhia nacional de petróleo nesta sexta-feira. Fumaça foi vista no campo, segundo o funcionário, citando informações preliminares dos guardas no local.

A infraestrutura petrolífera está agora no centro de um conflito entre dois governos rivais e suas forças armadas, que estão lutando para assumir a Líbia, quatro anos após a guerra civil que depôs Muammar Gaddafi.

Os conflitos fecharam dois grandes terminais de exportação desde dezembro e diminuíram as exportações estatais de petróleo.

Publicidade

Militantes islâmicos também vêm ganhando terreno no conflito e foram responsabilizados por invadir dois campos petrolíferos, Bahi e Mabrouk, na Bacia de Sirte. Outro campo, Dahra, também tem sido palco de confrontos entre militantes islâmicos e forças de segurança do petróleo.

A Líbia declarou força maior em 11 campos de petróleo em sua região central no início desta semana, após a suspensão da produção por causa da deterioração da segurança.

Publicidade

No mês passado, homens armados mataram 12 pessoas ao sul de Sirte, entre elas dois filipinos e dois cidadãos ganeses, depois de invadirem um campo petrolífero remoto.

A produção de petróleo da Líbia está atualmente em cerca de 400.000 barris por dia, menos da metade dos 1,6 milhão de barris produzidos antes do levante que derrubou Gaddafi.

(Reportagem Redação de Trípoli)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.