Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hugo Chávez não participará da reunião do Mercosul

Esta é a primeira cúpula em que a Venezuela participa como membro pleno

Internacional|

Os chanceleres estão reunidos nesta quinta-feira (6) para preparar a reunião de amanhã
Os chanceleres estão reunidos nesta quinta-feira (6) para preparar a reunião de amanhã Os chanceleres estão reunidos nesta quinta-feira (6) para preparar a reunião de amanhã (Antonio Lacerda/EFE)

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, não participará na reunião de cúpula do Mercosul de sexta-feira (7) em Brasília, a primeira de seu país como membro pleno do bloco regional, informou nesta quinta-feira (6) o ministério das Relações Exteriores do Brasil.

"O presidente Chávez não virá à reunião. A Venezuela estará representada por [o chanceler e vice-presidente] Nicolás Maduro", disse à AFP uma fonte da chancelaria.

Chávez, que não aparece em público desde 15 de novembro, viajou no dia 27 de novembro a Cuba para um tratamento médico vinculado ao câncer que foi diagnosticado em 2011, e do qual se declarou curado.

Chanceleres do Mercosul iniciam reunião sem ministro venezuelano

Publicidade

Mercosul deverá manter suspensão do Paraguai em reunião em Brasília

O presidente, de 58 anos, seria submetido em Cuba a um tratamento de oxigenação hiperbárica, depois de ter concluído há seis meses vários ciclos de radioterapia para combater o câncer, do qual nunca informou a localização exata.

Publicidade

Ao contrário do que aconteceu na maioria das viagens anteriores à ilha, não houve discurso de despedida antes de embarcar no avião, mensagens no Twitter ou fotografias na imprensa.

Apenas um comunicado do jornal oficial cubano Granma foi publicado em sua chegada a Havana e vários membros do governo afirmaram que Chávez está bem.

Publicidade

Chávez, reeleito em outubro, havia anunciado a intenção, a princípio, de participar da reunião do Mercosul.

A adesão da Venezuela, aprovada pelos presidentes do Mercosul em julho (com exceção do Paraguai, suspenso do bloco após a destituição do ex-presidente Fernando Lugo), é a primeira ampliação do bloco desde que foi fundado em 1991 por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Quer ficar bem informado? Leia mais

O que acontece no mundo passa por aqui

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.