Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Idosos cometem crimes para ir para a prisão e aliviar gastos com o custo de vida no Japão

Prisioneiros dispõe de alimentação, alojamento e cuidados de saúde de graça

Internacional|Do R7

Dados mostram que cerca de 35% dos furtos no Japão são cometidos por pessoas com mais de 60 anos
Dados mostram que cerca de 35% dos furtos no Japão são cometidos por pessoas com mais de 60 anos Dados mostram que cerca de 35% dos furtos no Japão são cometidos por pessoas com mais de 60 anos

O sistema prisional do Japão está cada vez mais próximo de uma crise fiscal por conta de uma nova tendência: aposentados reincidentes no crime. Segundo acadêmicos entrevistados pelo jornal Financial Times, os velhinhos estão desesperados para ir para trás das grades.

Dados mostram que cerca de 35% dos furtos no Japão são cometidos por pessoas com mais de 60 anos. Dentro dessa faixa etária, 40% dos reincidentes cometeram o mesmo crime mais de seis vezes.

De acordo com um relatório citado pela publicação, existe uma razão para se suspeitar que a onda de furtos, em particular, representa uma tentativa explícita de se ir para a prisão — uma instituição que dispõe de alimentação, alojamento e cuidados de saúde sem custos.

Irmãs brasileiras são assassinadas e têm casa incendiada no Japão

Publicidade

Tempestade de neve no Japão deixa pelo menos seis mortos e mais de 100 feridos

A conta é simples: mesmo com uma dieta simples e acomodação baratíssima, um único aposentado japonês com poupanças mínimas tem um custo de vida mais de 25% maior do que a pensão de base no país — que equivale a cerca de R$ 25 mil (US$ 6,900) por ano, de acordo com um estudo publicado pelo pesquisador Michael Newman, do Custom Products Research.

Publicidade

A onda de crimes cometidos por idosos está aumentando cada vez mais — e, segundo analistas, o sistema prisional japonês está sendo preparado para uma onda de crimes ainda maior. Até 2060, 40% da população japonesa terá mais de 65 anos.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

(Com informações do Financial Times)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.