Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Incêndio florestal no Chile tira 25 mil pessoas de suas casas

Evacuação foi ordenada pelo governo depois que pelo menos 6 imóveis foram consumidos pelas chamas na região de Valparaíso

Internacional|Da EFE

Bombeiros combatem incêndio florestal na região de Valparaíso
Bombeiros combatem incêndio florestal na região de Valparaíso Bombeiros combatem incêndio florestal na região de Valparaíso

Um grande incêndio florestal na região de Valparaíso, na costa central do Chile, obrigou as autoridades a determinar a retirada de 25 mil pessoas de suas casas nesta sexta-feira (15). As chamas consumiram pelo menos seis residências, e há a possibilidade de que o incêndio se alastre por outras regiões.

Leia também: Incêndio na cidade chilena de Valparaíso deixa 700 desabrigados

"Sei que é muito complexo para as pessoas deixarem suas casas, é complexo deixarem seus pertences, mas o apelo que fazemos como governo é que a vida das pessoas vem primeiro, e elas estão em risco. Este é um incêndio de proporções significativas", advertiu o ministro do Interior, Rodrigo Delgado.

O Escritório Nacional de Emergências (Onemi) identificou quatro focos simultâneos que afetam principalmente a cidade de Quilpué, a 110 km da capital, Santiago, e já queimaram quase 300 hectares de floresta.

Publicidade

De acordo com autoridades chilenas, a rápida propagação se deve ao chamado "fator 30-30-30", ou seja, mais de 30 graus Celsius de temperatura, menos de 30% de umidade no ambiente e ventos que excedem 30 quilômetros por hora.

Fumaça foi vista a quilômetros

O primeiro foco foi relatado na noite de quinta-feira pelos moradores de Quilpué. A coluna de fumaça tornou-se tão grande que foi visível nesta sexta em Santiago.

Publicidade

O Ministério Público abriu uma investigação sobre o incêndio depois que o diretor da Corporação Nacional Florestal (Conaf), Rodrigo Munita, disse em uma entrevista coletiva ter "a mais absoluta convicção de que se trata de um incêndio intencional".

Leia também

O Chile, que a cada verão sofre inúmeros incêndios, está passando por sua pior seca em seis décadas, com 76% de seu território afetado pela falta de água, de acordo com o Greenpeace.

Entre julho de 2019 e junho de 2020, cerca de 102.000 hectares foram afetados por 8.125 incêndios, dos quais mais de 3.500 foram intencionais, e a maioria foi registrada nas regiões de Biobío e Ñuble, no sul, e em Valparaíso, de acordo com dados oficiais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.