Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Incêndios afetam 1,8 milhão de hectares na Bolívia, aponta governo

Ministro das Relações Exteriores diz que o número de focos de incêndio em todo o país, que chegou a milhares a cerca de um mês, está em cerca de 630

Internacional|Da EFE

Incêndios já destruíram milhares de hectares da Amazônia boliviana
Incêndios já destruíram milhares de hectares da Amazônia boliviana Incêndios já destruíram milhares de hectares da Amazônia boliviana

Os incêndios na Bolívia, que começaram no mês passado, já afetaram mais de 1,8 milhão de hectares de florestas e pastagens, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (12) pelo governo boliviano, após uma reunião com o corpo diplomático em La Paz.

O fogo arrasou com 758.442 hectares de floresta e 1.068.847 de pastagens, segundo dados divulgados pelo ministro das Relações Exteriores boliviano, Diego Pary Rodríguez, o que soma 1.827.289 hectares.

Leia também

O chanceler declarou à imprensa que os focos de incêndio caíram para 634 durante esta quinta-feira, longe dos mais de 8,4 mil registrados em meados de agosto.

Pary destacou a mobilização nas regiões afetadas, especialmente a Chiquitania, de quatro comandos terrestres das Forças Armadas da Bolívia e de veículos aéreos de diversos países, contratados pelo governo boliviano ou fornecidos pela cooperação internacional.

Publicidade

O ministro boliviano agradeceu o apoio oferecido por países da América, da Europa e da Ásia, além de organizações internacionais.

Cerca de 5.500 homens, 193 veículos, 25 ambulâncias e 19 aeronaves, entre outros, foram mobilizados com uma contribuição de US$ 15 milhões do governo boliviano e outros US$ 2,2 milhões de ajuda internacional, destacou Pary.

Publicidade

O chanceler ressaltou que a prioridade atual é apagar os fogos, para depois abordar um plano de recuperação, que já é elaborado com o apoio de países como o Canadá.

De acordo com Pary, é necessário um equilíbrio entre a exploração agrária e a conservação do entorno natural nestas regiões. Além disso, lembrou que o presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou que haverá "uma pausa ambiental" e que já conta com uma declaração de emergência nacional.

A Chiquitania, no sudeste da Bolívia, é uma área de transição entre a região do Chaco e a Amazônia com espaços naturais e de uso agrário.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.