Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Incêndios florestais deixam ao menos 35 mortos em Portugal e Espanha

Internacional|

Por Andrei Khalip e Raquel Castillo

LISBOA/MADRI (Reuters) - Ao menos 35 pessoas morreram em incêndios florestais que assolaram áreas rurais e florestas de Portugal e Espanha no domingo e nesta segunda-feira, forçando moradores a fugir de cidades e vilarejos, disseram autoridades.

Portugal, que ainda se recupera do pior incêndio florestal já ocorrido no país, que deixou 64 mortos em junho, tem ao menos 32 mortes registradas, com a possibilidade de o número subir ainda mais, de acordo com autoridades portuguesas.

Bombeiros ainda estão lutando contra as chamas em ao menos 50 pontos em Portugal e em um número similar na Espanha. O governo de Portugal pediu ajuda internacional e declarou estado de emergência no território a norte do rio Tagus - cerca de metade de seu continente.

Publicidade

Os incêndios, alguns dos quais causados deliberadamente, segundo uma autoridade, foram espalhados pelos fortes ventos provocados pela passagem da tempestade Ophelia pela Península Ibérica.

Os incêndios se propagaram rapidamente durante o fim de semana em uma paisagem afetada por um verão quente, e algumas chamas na região espanhola da Galícia continuavam fora de controle nesta segunda-feira, afirmaram autoridades locais.

Na Espanha, os corpos de duas das três vítimas, ambas mulheres, foram encontrados por bombeiros dentro de um carro queimado em uma estrada na Galícia. A terceira vítima, um homem com cerca de 70 anos, morreu enquanto tentava salvar os animais de sua fazenda, relatou a mídia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.