Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Índia decide que sexo com esposa menor de idade é estupro

Mudança na lei não poderá ser aplicada de forma retroativa

Internacional|Da Ansa

Mudança da lei não poderá ser aplicada de forma retroativa
Mudança da lei não poderá ser aplicada de forma retroativa Mudança da lei não poderá ser aplicada de forma retroativa

A Suprema Corte da Índia decidiu nesta quarta-feira (11) que a relação sexual com menores de 18 anos, mesmo que sejam casadas, será considerada estupro.

Casamentos com menores de idade são proibidos no país, mas milhões de meninas são obrigadas a casar, principalmente nas regiões mais pobres da Índia.

A lei indiana que está em vigor considera estupro o sexo consentido com uma garota com menos de 16 anos, mas uma exceção havia sido feita para a relação sexual entre um homem e sua esposa com idade entre 15 e 18 anos.

Com a decisão da Corte, essa exceção foi derrubada e foi determinado que a idade para o consentimento passa a ser 18 anos para "todas as práticas" após uma petição do Independent Thought, entidade filantrópica que busca criminalizar o sexo com meninas casadas.

Publicidade

A mudança da lei não poderá ser aplicada de forma retroativa.

Por que estão aparecendo cachorros vira-lata azuis em Mumbai, na Índia?

Publicidade

Atualmente, uma outra ação sobre leis de estupro no matrimônio está indo para análise nos tribunais do país. O governo, porém, disse que se opõe a criminalizar o estupro conjugal, pois isso prejudicaria a instituição do casamento.

De acordo com um estudo de 2014 da Unicef, a Índia abriga um terço dos casamentos infantis em todo o mundo. A última edição do relatório de saúde familiar nacional da Índia mostrou um declínio significativo no número de noivas menores de idade - 27% das meninas indianas se casaram antes dos 18 anos em 2016, contra 47% em 2006.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.