Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Índia realiza teste de míssil intercontinental

Operação foi "grande impulso" em capacidade de defesa do país, diz ministro

Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7, com agências internacionais

Teste balístico realizado pela Índia em 2009
Teste balístico realizado pela Índia em 2009 Teste balístico realizado pela Índia em 2009

A Índia testou com sucesso nesta quinta-feira (18) um novo míssil balístico de alcance intercontinental, segundo reportou o Ministério da Defesa do país em um post no Twitter.

De acordo com a rede de notícias CNN, acredita-se que o artefato de nome Agni-V seja o mais potente ICBM (míssil de alcance superior a 5.000 km) em posse dos indianos.

O míssil foi disparado a partir da ilha de Abdul Kalam, na costa leste do estado de Odisha, e representa um "grande impulso" nas capacidades de defesa do país, segundo o ministro Raksha Mantri.

Estima-se que a Índia tenha entre 120 e 130 armas nucleares em seu arsenal, segundo a Federação de Cientistas Americanos, e os maiores adversários do país em questões geoestratégicas são Paquistão e China. Dados do Ministério da Defesa apontam que o míssil Agni-V tem peso de 50 toneladas e 17,5 m de comprimento.

A Índia, juntamente com o Paquistão e a Coreia do Norte, está entre os 13 países que não aderiram ao Tratado de Interdição Parcial de Ensaios Nucleares.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.