Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Indianas saem às ruas para denunciar violência contra mulheres

Mulheres indianas voltaram a sair às ruas de Nova Délhi para pedir mais segurança e lembrar da jovem violentada em dezembro

Internacional|

Protesto contra a morte da jovem violentada em um ônibus
Protesto contra a morte da jovem violentada em um ônibus Protesto contra a morte da jovem violentada em um ônibus

As mulheres indianas voltaram a sair nesta sexta-feira (8) às ruas de Nova Délhi para pedir mais segurança e lembrar da jovem violentada por diversos homens em dezembro, na capital indiana, que posteriormente morreu por conta dos ferimentos.

Nisha Upreti, Professora de inglês, disse que estava "aqui para protestar pelos crimes contra as mulheres. Em 16 de dezembro uma jovem foi violentada em grupo, então vim me manifestar e voltarei a fazer sempre que esse ato foi repetido".

Desde que a população indiana conheceu o caso da jovem violentada e torturada por seis homens em um ônibus, e que depois morreu devido à gravidade dos ferimentos, uma onda de indignação sem precedentes sacudiu o gigante asiático pedindo "segurança".

Índia e suas mulheres: estupro coletivo, insegurança e fim do silêncio

Publicidade

Indianas ardem em protesto para recuperar o direito de sair à noite

Conheça os riscos que as mulheres enfrentam pelo mundo

Publicidade

Por conta do Dia Internacional da Mulher, esses protestos voltaram a se repetir em diferentes pontos de Nova Délhi, como na cêntrica praça da Porta da Índia. "Não nos sentimos seguras. Durante a noite, não podemos sair, não podemos correr como os homens, nos sentimos incomodadas quando usamos o transporte público", disse Ruchika Upreti, de 27 anos, junto a dezenas de mulheres que se manifestavam.

As autoridades locais e os meios de comunicação aproveitaram esta celebração internacional para lembrar a situação das mulheres na Índia. A líder do governamental partido do Congresso, Sonia Gandhi, afirmou em um ato que sobre a população indiana recai "o peso da vergonha" pelas violações e crimes contra as mulheres que acontecem no país, segundo os meios de imprensa locais.

Publicidade

Indianas ardem em protesto para recuperar o direito de sair à noite

Novas leis combatem ataques com ácido contra mulheres

Acusados de estupro coletivo terão julgamento ágil

Por sua vez, o vice-ministro indiano do Interior, Mullappally Ramachandran, anunciou esta semana que as denúncias por violação em Nova Délhi quase duplicaram em 2013 com relação ao ano anterior, com quatro agressões sexuais diárias.

Na Índia, um estupro é relatado a cada 20 minutos, um número enganoso dado que o país conta com 1,2 bilhão de pessoas e os ativistas acham que só uma de cada 10 mulheres violadas denuncia o fato, enquanto as demais se calam para evitar o estigma social.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.