Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Indonésia recebe pedidos de clemência por presos no corredor da morte

Parentes de condenados no país fizeram apelos emocionados por misericórdia

Internacional|, com BBC Brasil

Rodrigo Gularte poderá se tornar o segundo brasileiro executado pelo governo da Indonésia neste ano
Rodrigo Gularte poderá se tornar o segundo brasileiro executado pelo governo da Indonésia neste ano Rodrigo Gularte poderá se tornar o segundo brasileiro executado pelo governo da Indonésia neste ano

Parentes de condenados no corredor da morte na Indonésia fizeram apelos emocionados por misericórdia neste domingo (26), somando suas vozes às de governos estrangeiros e das Nações Unidas.

A Indonésia informou que serão executados em uma questão de dias, possivelmente já na terça-feira (28) um grupo de condenados por tráfico de drogas de países como o Brasil, França, Gana, Nigéria, Filipinas e Austrália.

Os pedidos de clemência foram dirigidos ao presidente Joko Widodo, cuja determinação em lidar duramente com esses crimes ganhou apoio popular em seu país, que retomou as execuções em 2013 depois de um hiato de cinco anos. Seis execuções já foram realizadas neste ano.

O gabinete do procurador-geral disse que os avisos de que eles iriam enfrentar um pelotão de fuzilamento após 72 horas foram entregues a sete condenados na ilha-prisão de Nusakambangan, apesar de apelos por clemência de última hora pelo governo australiano e outros.

Publicidade

"Meu cliente acaba de receber uma carta de notificação de que, em 72 horas, haverá uma execução", disse no sábado Utomo Karim, advogado do condenado nigeriano, acrescentando que outros seis presos também foram informados de que a contagem regressiva para a execução tinha começado.

"Não há nenhuma data específica para a execução, mas as famílias vão ter prazo para visitar Nusakambangan até terça-feira às 14h. Isso pode significar que será realizada mais tarde na terça-feira, provavelmente, à noite ou depois da meia-noite."

Publicidade

A ministra das Relações Internacionais australiana, Julie Bishop, disse que a Indonésia tinha notificado seu governo de que a execução dos dois australianos seria "agendada em breve".

Uma suspensão temporária da pena foi concedida ao cidadão francês Serge Atlaoui, que não estará na próxima rodada de execuções, disse um funcionário da embaixada francesa, no sábado. Não ficou claro o motivo do adiamento da sua execução.

Publicidade

Brasileiro

O paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, condenado à morte na Indonésia por tráfico de drogas, foi oficialmente informado neste sábado (25) que será executado.

A data das execuções, que são por fuzilamento, não foi anunciada. A lei indonésia prevê que os presos sejam informados com 72 horas de antecedência, o que foi feito neste sábado, informaram o Itamaraty e o advogado de Gularte. Assim, as penas poderão ser cumpridas a partir da tarde de terça-feira (horário local).

Ele será o segundo brasileiro a ser executado na Indonésia. Em janeiro, o carioca Marco Archer Cardoso Moreira foi fuzilado após ser condenado à morte por tráfico de drogas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.