Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Indonésia reconsidera compra de aviões Embraer por tensão sobre execuções

Um brasileiro foi executado em janeiro deste ano e outro está no corredor da morte do país

Internacional|

Rodrigo Gularte está em um segundo grupo de 11 presos que aguardam para serem executados em breve na Indonésia
Rodrigo Gularte está em um segundo grupo de 11 presos que aguardam para serem executados em breve na Indonésia Rodrigo Gularte está em um segundo grupo de 11 presos que aguardam para serem executados em breve na Indonésia

A Indonésia está reconsiderando a compra de aviões militares e lança-foguetes do Brasil, em meio a uma tensão entre os dois países sobre a execução de brasileiros por tráfico de drogas, disse o vice-presidente indonésio, Jusuf Kalla, de acordo com o jornal Jakarta Post.

Os dois países chamaram de volta seus embaixadores para consultas em uma disputa que começou quando a Indonésia executou o cidadão brasileiro Marco Archer e outras cinco pessoas de diferentes países, no mês passado.

Um outro brasileiro, Rodrigo Gularte, está em um segundo grupo de 11 presos que aguardam para serem executados em breve na Indonésia, país que tem uma das leis mais rígidas do mundo contra o tráfico de drogas.

Kalla afirmou que o governo indonésio está reconsiderando a compra de 16 aviões EMB-314 Super Tucano fabricados pela Embraer para a Força Aérea do país, de acordo com o jornal.

Publicidade

Procurada, a Embraer não comentou o assunto.

Além da pena capital: a vida e a morte dos brasileiros que tentaram entrar na Indonésia com cocaína

Publicidade

Indonésia reconsidera compra de equipamentos militares do Brasil por tensão sobre execução

A companhia já entregou oito dos 16 aviões pedidos pela Indonésia, cumprindo uma encomenda acertada em 2010 que foi ampliada em 2012.

Publicidade

As ações da companhia estavam entre as principais quedas do Ibovespa nesta tarde, com recuo de mais de 2,5% às 16h03, enquanto o principal índice da bolsa paulista subia 0,72%.

O país do Sudeste Asiático também considera cancelar uma encomenda por sistemas de lançadores múltiplos de foguetes.

O Brasil chamou de volta o embaixador na Indonésia pouco após a execução de Archer.

Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff cancelou, de última hora, o recebimento da credencial diplomática do novo embaixador da Indonésia, o que levou Jacarta a chamá-lo de volta em protesto.

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, que tomou posse em outubro, prometeu não ter clemência com condenados por tráfico de drogas, apesar de ter recebido telefonemas de líderes mundiais, incluindo Dilma, pedindo pelo perdão de pessoas no corredor da morte.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.