Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inglaterra sacrifica 6 mil patos por gripe aviária

Vírus H5 foi diagnosticado em granja de Yorkshire

Internacional|Ansa

O governo britânico anunciou nesta terça-feira (18) que sacrificará cerca de seis mil patos de uma granja, onde, no último fim de semana, foi registrado um caso de gripe aviária.

Localizada a leste de Yorkshire, a granja foi infectada pelo vírus da gripe aviária, mas, de acordo com especialistas, não há riscos para os seres humanos. Mesmo assim, o local continua isolado por um raio de 10 km.

O vírus foi identificado como o H5 e as autoridades descartaram a possibilidade de ser uma variante do H5N1, que é letal aos humanos.

"Tomamos ações robustas e imediatas para controlar o vírus e evitar qualquer propagação potencial de infecação", disse a secretária britânica do Meio Ambiente, Liz Truss, em um comunicado ao Parlamento.

Publicidade

Este é o primeiro caso de gripe aviária na Grã-Bretanha desde 2008, quando uma granja de frangos em Banbury contraiu o vírus.

A Comissão Europeia, por sua vez, afirmou que os casos de contágio registrados nos últimos dias na Holanda, Alemanha e Grã-Bretanha podem ser consequência do contato com aves migratórias que viajam na direção sul.

Publicidade

Especialistas estão tentando descobrir se o vírus encontrado na granja inglesa é o mesmo que o detectado na Holanda e na Alemanha. Como precaução, o governo holandês decidiu proibir temporariamente o transporte de frangos e ovos.

Médico de Serra Leoa morre com ebola em hospital de Nebraska

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.