Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Irã cogitou bomba nuclear durante guerra com Iraque nos anos 1980, diz ex-presidente

Durante a negociação com os EUA, país insistiu que programa nuclear tem propósitos pacíficos

Internacional|

Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) está investigando se o programa nuclear iraniano já teve uso militar
Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) está investigando se o programa nuclear iraniano já teve uso militar Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) está investigando se o programa nuclear iraniano já teve uso militar

O Irã considerou buscar poder de dissuasão nuclear quando começou seu programa nuclear nos anos 1980 durante uma guerra de oito anos com o Iraque, disse um ex-presidente do país, segundo uma revista iraniana.

Os comentários do aiatolá Akbar Hashemi Rafsanjani acontecem em um momento sensível, à medida que o Irã implementa um acordo alcançado com potências mundiais, em julho, com o objetivo de restringir o programa nuclear iraniano e diminuir temores do Ocidente de que o país possa montar uma bomba atômica.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), agência de fiscalização nuclear da ONU, está investigando se o programa nuclear iraniano já teve uso militar. Um relatório está programado para ser divulgado em 15 de dezembro.

Durante as negociações, o Irã insistiu que o programa possui apenas propósitos pacíficos.

Publicidade

Obama discute arsenal nuclear e Taliban com primeiro-ministro do Paquistão

Obama determina a suspensão de sanções contra o Irã

Publicidade

Em entrevista à revista iraniana Esperança Nuclear neta semana, Rafsanjani sugeriu que autoridades pensaram sobre uma capacidade de dissuasão quando o programa nuclear foi iniciado, mas a ação não foi concretizada.

"Quando começamos, estávamos em guerra e buscamos ter a possibilidade para o dia que o inimigo pudesse usar uma arma nuclear. Este era o pensamento. Mas nunca se tornou real", disse Rafsanjani na entrevista, reproduzida pela agência de notícias estatal Irna na terça-feira.

Publicidade

Rafsanjani também disse que viajou ao Paquistão para tentar se encontrar com Abdul Qadeer Khan, criador do programa de armas nucleares do Paquistão e que posteriormente ajudou a Coreia do Norte a desenvolver uma bomba, mas não se encontrou com ele.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.