Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Irã diz que União Europeia não cumpriu acordo nuclear de 2015

Acordo restringiu programa nuclear iraniano em troca do alívio de sanções, mas se desfez depois que os EUA se retiraram do pacto

Internacional|

Ali Akbar Salehi: "Acordo não é uma via de mão única"
Ali Akbar Salehi: "Acordo não é uma via de mão única" Ali Akbar Salehi: "Acordo não é uma via de mão única"

O chefe de energia nuclear do Irã, Ali Akbar Salehi, disse neste domingo (8) que os países europeus que assinaram o acordo nuclear de 2015 não cumpriram seus compromissos sob o pacto, um dia depois de Teerã anunciar novas violações dos limites de sua atividade nuclear estabelecidos pelo acordo.

O acordo restringiu o controverso programa nuclear do Irã em troca do alívio de sanções, mas se desfez depois que os Estados Unidos se retiraram do pacto no ano passado, agindo para reprimir as exportações de petróleo do Irã em prol de um acordo de segurança mais amplo.

Autor do acordo com o Irã, Obama critica decisão de Trump

França, Alemanha e Reino Unido tentaram lançar um mecanismo de troca comercial com o Irã, protegendo-o das sanções dos EUA, mas tiveram dificuldade para fazer o mecanismo decolar, e Teerã na última quarta-feira estabeleceu um prazo de 60 dias para uma iniciativa européia eficaz.

Publicidade

"Infelizmente, os países europeus falharam em cumprir seus compromissos. O acordo não é uma via de mão única e o Irã agirá de acordo com o que fizemos até agora, gradualmente diminuindo nossos compromissos", disse Ali Akbar Salehi, diretor da agência de energia nuclear do Irã.

"O Irã continuará reduzindo seus compromissos nucleares enquanto as outras partes não cumprirem seus compromissos", disse Salehi, falando depois de se encontrar com o chefe interino do órgão de vigilância nuclear da ONU, Cornel Feruta, em Teerã.

Feruta, cujos inspetores monitoram o programa nuclear de Teerã, também se encontrou com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, que lhe disse que as violações do Irã eram permitidas sob o parágrafo 36 do acordo nuclear, informou a agência de notícias semioficial Fars. O parágrafo 36 do pacto nuclear descreve o mecanismo de resolução de disputas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.