Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Irã suspende execução de mulher acusada de matar seu próprio estuprador  

Segundo a Anistia Internacional, a mulher não é a responsável pela morte do homem

Internacional|Do R7

A mulher foi condenada em 2009
A mulher foi condenada em 2009 A mulher foi condenada em 2009

A execução de uma mulher iraniana acusada de matar seu próprio estuprador, que aconteceria nesta terça-feira (30), foi suspensa para daqui dez dias.

Reyhaneh Jabbari foi presa em 2007 pelo assassinato de Morteza Abdolali Sarbandi, um ex-funcionário do Ministério de Inteligência do Irã, que segundo a mulher, tentou abusar sexualmente dela. 

Reyhaneh foi condenada à morte por um tribunal de Teerã, capital do Irã, em 2009. O veredicto de execução foi confirmado pelo Supremo Tribunal iraniano. 

O caso da mulher chamou a atenção internacional. Uma petição favorável à libertação de Reyhaneh já recebeu mais de 190 mil assinaturas. Segundo a Anistia Internacional, a execução estava marcada para esta terça-feira. 

Publicidade

"Quando estou em um país livre como o Brasil, me sinto até culpada", diz iraniana em entrevista ao R7

No Irã, mãe da vítima tira na última hora assassino da forca em emocionante ato de perdão

Publicidade

De acordo com o jornal The Independent, um porta-voz da Anistia Internacional disse que a ong está aliviada de saber que Reyhaneh está fora de perigo imediato. "Mas estamos pedindo às autoridades iranianas que confirmem que ela não será enforcada em breve, e que em vez disso, haverá uma revisão completa do seu caso", disse.

A mãe da mulher, Shole Paravan, disse, através de redes sociais que o governo do Irã tinha dito que ela poderia ir buscar o corpo da filha nesta terça-feira (30), confirmando, mais uma vez, que havia a intenção de executá-la. 

Publicidade

Ainda não se sabe porque a decisão foi suspendida e nem por quanto tempo deve durar. 

A Anistia diz que ela confirmou ter esfaqueado o homem para se defender, mas afirma que outro homem foi o responsável pelo assassinato do suposto estuprador.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.