Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Israel aumenta distribuição de máscaras de gás entre a população

Fechamento temporário de centro de distribuição provocou distúrbios

Internacional|

Israelenses fazem fila para recolher os kit's com máscara de gás em um centro de distribuição na cidade de Haifa, onde algumas pessoas esperaram por cinco horas na fila
Israelenses fazem fila para recolher os kit's com máscara de gás em um centro de distribuição na cidade de Haifa, onde algumas pessoas esperaram por cinco horas na fila Israelenses fazem fila para recolher os kit's com máscara de gás em um centro de distribuição na cidade de Haifa, onde algumas pessoas esperaram por cinco horas na fila (JACK GUEZ/AFP)

Os centros de distribuição de máscaras de gás de Israel ficarão abertos por mais tempo, depois de uma reivindicação de uma população que quer se proteger contra um possível ataque sírio com armas químicas após uma eventual operação dos EUA contra Damasco.

Fontes militares informaram à Agência Efe que o Comando da Retaguarda do Exército israelense ampliou o período de funcionamento dos pontos de distribuição das máscaras em algumas das principais cidades, depois que ontem vários centros sofreram uma saturação e em alguns deles ocorreram roubos e até situações de violência.

Centenas de israelenses faziam fila desde a primeira hora da manhã em todo o país, segundo o site Times os Israel, que acompanhou os protestos da população pelas longas horas de espera nos centros de distribuição e escritórios dos correios, também encarregados de repartir os kit's protetores.

O Exército israelense insiste que, embora possa haver um ataque militar americano contra a Síria, é improvável que haja uma grave reação síria contra Israel e pediu à população que mantenha suas rotinas. Em Haifa, no nordeste do país, o fechamento temporário de uma estação dos correios após o esgotamento do produto provocou distúrbios entre os presentes, alguns dos quais esperaram mais de cinco horas, por isso a polícia destacou nesta quinta-feira (29) vários agentes em diversos pontos de distribuição para manter a ordem, informou o site Ynet.

Publicidade

Oposição síria faz apelo por ataque a Assad e ajuda militar

Ataque dos EUA à Síria traria a destruição de Israel, diz comandante iraniano

Publicidade

Na cidade de Bersheba, no sul, também foram registrados problemas ona quarta-feira (28) e em alguns escritórios dos correios, os kit's protetores foram esgotados, segundo a rádio pública israelense. O telefone de emergências colocado à disposição do público para explicar o procedimento de retirar as máscaras registrou esperas de até 40 minutos.

O serviço postal abriu um site com informações sobre os centros de distribuição abertos e os procedimentos para coletar as máscaras. Nas últimas 24 horas, o Comando da Retaguarda recebeu mais de 20 mil chamadas de famílias que querem saber como conseguir seu kit, segundo o jornal Ha'aretz, que afirma que 60% da população israelense já tem a sua.

Publicidade

Apesar da tensão, o pânico não se estendeu e as reservas hoteleiras no norte do país se mantêm intactas, assegura a publicação. O público haredí (ultra-ortodoxo judeu) se queixou de que não há máscaras de gás adaptáveis para os homens de longas barbas (que deixam crescer por motivos religiosos), o que consideram um "abandono" de sua comunidade por parte do estado. Os religiosos exigem que sejam entregues máscaras com bombas de ar, modelo que protege inclusive a barba, mas que é muito mais caro e o Exército reserva para os doentes que as necessitem e aos maiores de 73 anos.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.