Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Itália investiga falha em freio de emergência de teleférico

Queda do bonde matou 14 das 15 pessoas que estavam no equipamento e um menino de 5 anos está internado na UTI

Internacional|Da Ansa

14 dos 15 passageiros de bonde morreram após acidente
14 dos 15 passageiros de bonde morreram após acidente 14 dos 15 passageiros de bonde morreram após acidente

Um dia após o trágico acidente no teleférico de Stresa, cidade que fica na região de Piemonte, na Itália, as investigações tentam descobrir porque o freio de emergência do equipamento não funcionou após o rompimento de um cabo.

A Procuradoria de Verbânia abriu uma investigação por homicídio culposo múltiplo e os socorristas que atuaram no resgate também ajudam com as análises. A queda do bonde matou 14 das 15 pessoas que estavam no equipamento e um menino de 5 anos está internado em uma unidade de terapia intensiva em Turim.

"Ainda é tudo suposição, mas acredito que tenha sido um problema duplo: o rompimento do cabo e a falta de funcionamento do freio de emergência. Não sabemos porque não funcionou", explica o responsável do Socorro Alpino da província, Matteo Gasparini.

Segundo o especialista, a falta de funcionamento do freio "fez com que a cabine, após o rompimento do cabo, ganhasse velocidade e iniciasse a descida, acabando sendo catapultada para fora dos cabos de apoio".

Publicidade

Toda a estrutura está sob sequestro das autoridades locais, que já iniciaram a investigação logo após o resgate. Ainda conforme Gasparini, nos seus 25 anos de trabalho voluntário nos resgates, "nunca vi nada parecido porque parecia uma cena de guerra".

Nesta segunda-feira (24), o ministro da Infraestrutura e dos Transportes, Enrico Giovannini, foi até o local da tragédia e lamentou o acidente.

Publicidade

"Toda a comunidade de Stresa, particularmente atingida por essa tragédia, está demonstrando grande responsabilidade e colaboração. É um dia triste para o país. O governo e todas as instituições estão empenhadas em descobrir as causas, a entender o que aconteceu. E, ao mesmo tempo, fornecer assistência às famílias atingidas pela tragédia", afirmou Giovannini.

Vítimas

A tragédia do teleférico Stresa-Mottarone atingiu em cheio cinco famílias que aproveitavam o domingo para visitar a região: três eram residentes na Lombardia, uma da Emilia-Romagna e uma da Calábria.

Publicidade

Entre as vítimas, estão quatro israelenses - pai, mãe e dois filhos - que há anos moravam em Pavia. O menino de cinco anos que está internado é dessa família, segundo informam familiares.

"Eu sabia que algo tinha acontecido porque comecei a receber no WhatsApp mensagens que diziam 'eu sinto muito' e eu não entendia o motivo", disse aos jornalistas Aya Biran, tia do menino internado.

Segundo o último boletim médico, a criança segue estável na UTI.

"Não sabemos qual a direção ele irá tomar porque o trauma sofrido inclui um traumatismo craniano. Vamos ver como a situação vai evoluir", disse um dos médicos da instituição.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.