Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Itália prende militar acusado de espionar para a Rússia

Homem foi preso em flagrante enquanto passava documentos sigilosos para oficial das Forças Armadas russa por dinheiro

Internacional|Da Ansa

Itália prende militar acusado de espionagem
Itália prende militar acusado de espionagem Itália prende militar acusado de espionagem

Um oficial da Marinha Militar da Itália foi preso na noite de terça-feira (30), em Roma, sob a acusação de espionar para a Rússia.

O militar foi detido em flagrante enquanto passava documentos sigilosos para um oficial das Forças Armadas russas, também preso, em troca de dinheiro. Capitão de fragata da Marinha, ele é acusado de obtenção de arquivos secretos e revelação de segredos militares para fins de espionagem.

Segundo a investigação, o oficial italiano tentou vender documentos sigilosos de natureza militar, incluindo arquivos sobre sistemas de telecomunicação, por cerca de 5 mil euros em dinheiro vivo (R$ 34 mil, pela cotação atual). O montante foi apreendido pela Arma dos Carabineiros, que flagrou a operação em um estacionamento de Roma.

O militar teria obtido esses arquivos, alguns deles relativos à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), enquanto prestava serviço no Estado Maior da Defesa.

Publicidade

O Ministério das Relações Exteriores da Itália convocou o embaixador da Rússia no país, Sergey Razov, para protestar contra a espionagem e comunicou a expulsão imediata de dois funcionários de Moscou envolvidos no caso.

"Agradeço aos nossos serviços de inteligência e aos aparatos do Estado que trabalham todos os dias pela segurança de nosso país", escreveu no Facebook o chanceler Luigi Di Maio. Se condenado, o militar, cujo nome não foi revelado, pode pegar até prisão perpétua.

Publicidade

Por meio de uma nota, a Embaixada da Rússia disse que é "inoportuno" comentar o caso no momento, mas acrescentou que espera que o episódio "não se reflita nas relações bilaterais" entre os países.

Já o Ministério das Relações Exteriores de Moscou lamentou a expulsão de dois funcionários russos e disse que estuda "possíveis passos em relação a essa medida, que não corresponde ao nível das relações bilaterais".

Publicidade

Itália expulsa funcionários da embaixada russa

O ministério das Relações Exteriores da Itália anunciou nesta quarta-feira (31) a "expulsão imediata" de dois funcionários da embaixada da Rússia envolvidos em um escândalo de espionagem entre os dois países, informou em um comunicado.

"Convocamos o embaixador russo na Itália e comunicamos o firme protesto do governo italiano. Notificamos a expulsão imediata de dois funcionários russos envolvidos neste grave assunto", escreveu no Facebook o chanceler italiano Luigi Di Maio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.