Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Itália resgata mais de 2.600 imigrantes em barcos no fim de semana

Menores de idade e uma grávida de nove meses estavam entre as embarcações

Internacional|

A Acnur contou 63.600 chegadas de imigrantes até 4 de julho na região
A Acnur contou 63.600 chegadas de imigrantes até 4 de julho na região A Acnur contou 63.600 chegadas de imigrantes até 4 de julho na região

Uma missão de busca e resgate da Itália salvou mais de 2.600 imigrantes de barcos no Mediterrâneo no fim de semana, disse a Marinha nesta segunda-feira (7). O número de estrangeiros indo da África para a Itália em embarcações bateu recorde este ano.

Barcos e helicópteros da missão Mare Nostrum (Nosso Mar, em tradução livre) recolheram os imigrantes, em sua grande maioria homens, mas também alguns menores de idade e uma mulher grávida de nove meses, entre sábado (5) e segunda feira, no Estreito da Sicília.

O sul da Itália há tempos tem atraído imigrantes vindos da África pelo mar em busca de melhores condições de vida na Europa, e o clima calmo nos últimos tempos tem encorajado mais pessoas a fazer a jornada marítima.

Aeronaves quase colidem em aeroporto na Espanha

Publicidade

Quatro são hospitalizados no primeiro dia da corrida de touros de Pamplona, na Espanha

Pessoas da Eritreia, da República Democrática do Congo, do Sudão e da Argélia estavam entre os resgatados no fim de semana, segundo a Marinha.

Publicidade

A agência de refugiados da Organização das Nações Unidas, Acnur, contou 63.600 chegadas de imigrantes até 4 de julho, antes do fluxo deste fim de semana, ultrapassando o recorde de cerca de 62 mil durante todo o ano de 2011, ano da Primavera Árabe.

Apesar das melhores condições climáticas, a rota é perigosa. Quarenta e cinco pessoas foram encontradas sufocadas em um lotado barco de pesca na semana passada e imigrantes chegando à Sicília disseram ter viajado com dezenas de pessoas que não sobreviveram.

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, pediu à União Europeia que invista mais no programa “Mare Nostrum”, que custa cerca de 9 milhões de euros (12,3 milhões de dólares), por mês.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.