Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Japão declara alerta máximo após erupção de vulcão em ilha no sul

Internacional|

TÓQUIO (Reuters) - Um vulcão na remota ilha japonesa Kuchinoerabujima, no sul do país, entrou em erupção de repente na sexta-feira (horário local), soprando nuvens de fumaça preta ao céu, o que levou o Japão a ordenar a retirada dos moradores locais.

Um fluxo piroclástico de gás e rocha superaquecido escorreu e atingiu o oceano, afirmou a emissora de televisão NHK, mas não houve relatos imediatos de feridos entre os cerca de 150 moradores da ilha.

Segundo a NHK, o país elevou o nível de alerta para 5, o maior possível. A companhia aérea ANA afirmou que irá desviar alguns dos seus voos no sul do Japão.

Kuchinoerabujima fica cerca de 160 quilômetros ao sul da usina nuclear de Sendai, que está na ilha de Kyushu.

Publicidade

Não ficou imediatamente claro se a erupção afetará as esperanças da empresa Kyushu Electric de reiniciar a usina, que na quarta-feira superou a última barreira das rigorosas medidas de segurança da agência reguladora introduzidas depois do desastre de Fukushima Daiichi, em 2011.

O Japão é um dos países mais sismicamente ativos do mundo e tem sido registrado um aumento na atividade vulcânica nas últimas semanas.

(Reportagem de Elaine Lies)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.