Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Japão promete a Lula aprovar isenção de visto de turista para brasileiros

Fumio Kishida também disse que fará um empréstimo de cerca de R$ 1 bilhão para apoiar o sistema de saúde brasileiro

Internacional|

Lula e Fumio Kishida se encontraram neste sábado (20) e tiveram uma reunião de quase uma hora
Lula e Fumio Kishida se encontraram neste sábado (20) e tiveram uma reunião de quase uma hora Lula e Fumio Kishida se encontraram neste sábado (20) e tiveram uma reunião de quase uma hora

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, anunciou neste sábado (20), juntamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que iniciará o processo para aprovar a isenção de visto para turistas brasileiros.

Os dois mandatários se reuniram hoje por cerca de uma hora, na cidade japonesa de Hiroshima, para onde Lula viajou a fim de participar de várias sessões da cúpula de líderes do G7, a qual inclui países emergentes.

Kishida também disse que fará um empréstimo de 30 bilhões de ienes (cerca de R$ 1,08 bilhão), para apoiar ativamente o sistema de saúde brasileiro, entre outros setores, e compartilhou sua opinião sobre vários assuntos da pauta de cooperação com Lula.

Nesse sentido, o primeiro-ministro concordou em trabalhar em conjunto para a cúpula do G20, no próximo ano, cuja presidência de turno o Brasil assumirá. Além disso, a apoiar a candidatura do país a sede da COP30 (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), em 2025.

Publicidade

Lula e Kishida também trocaram opiniões sobre a situação na Ucrânia e no Leste Asiático e concordaram em fazer uma coordenação no âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas, do qual ambos são membros não permanentes, atualmente.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

Também reafirmaram a importância de valores fundamentais, como a liberdade e a democracia, e concordaram em trabalhar juntos para manter e fortalecer "uma ordem internacional baseada no Estado de Direito".

Publicidade

O Brasil é um dos países convidados para as várias sessões deste G7, que conta com número recorde de participantes, inclusive Índia, Coreia do Sul e Comores, atual presidente da União Africana, em um fórum em que os membros buscam ampliar suas alianças.

Lula participará de três encontros temáticos nos próximos dois dias, em que serão discutidos segurança alimentar, mudança climática e fortalecimento do sistema global de saúde.

Aproveitando sua presença em Hiroshima, o presidente também planejou outros encontros bilaterais, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e com o presidente da Indonésia, Joko Widodo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.