Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jornalista expulso de coletiva por Trump diz que é preciso enfrentá-lo

Âncora do canal "Univisión", Jorge Ramos ganhou destaque por bater de frente com o magnata

Internacional|

Jorge Ramos expulso de uma entrevista coletiva nesta semana pelo candidato Donald Trump
Jorge Ramos expulso de uma entrevista coletiva nesta semana pelo candidato Donald Trump Jorge Ramos expulso de uma entrevista coletiva nesta semana pelo candidato Donald Trump

O jornalista Jorge Ramos, expulso de uma entrevista coletiva nesta semana por Donald Trump, considera que frente ao pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos "só cabe a luta e o confronto, porque o tempo do apaziguamento já passou".

Âncora do canal "Univisión", Ramos se tornou protagonista da campanha eleitoral por enfrentar publicamente em Iowa o magnata nova-iorquino, que lidera as pesquisas de intenção de voto republicanas a pouco mais de um ano das eleições para a Casa Branca.

Em entrevista à Agência Efe, ele reviveu o caso que repercutiu no mundo todo e afirmou que Trump cometeu um grave erro ao expulsá-lo, já que "se viu obrigado a voltar atrás dez minutos depois" e a responder às perguntas do jornalista, embora de maneira desafiadora e pouco precisa.

Com 30 anos de profissão, Ramos, que nasceu no México, mas tem cidadania americana, afirma que este é o momento de assumir uma posição, pois Donald Trump e suas ações contra os imigrantes ilegais "são muito perigosas".

Publicidade

Donald Trump defende porte de armas após assassinato a tiros de jornalistas

Para o desgosto de outros candidatos, como Jeb Bush e Marco Rubio, Trump monopoliza todo o protagonismo republicano desde que classificou os imigrantes como "estupradores e traficantes de drogas", defendeu a expulsão de 11 milhões de estrangeiros ilegais e sugeriu erguer um muro ao longo da fronteira com o México.

Publicidade

— Trump oferece o horror. Está propondo a maior deportação em massa da história moderna e diante de um discurso tão perigoso só cabe o confronto. Eu levo muito a sério o que ele diz. Acusá-lo de palhaço é um erro porque ele está ganhando nas pesquisas e pode ser presidente dos Estados Unidos.

Ramos, que é considerado um dos jornalistas mais influentes dos Estados Unidos, afirma preferir enfrentar a questão agora, "antes que Trump seja eleito".

Publicidade

— Eu sou apenas um jornalista que faz perguntas, mas algumas vezes, como jornalistas, somos obrigados a assumir uma posição, e de maneira especial em casos de racismo, discriminação, corrupção e ditaduras.

Trump ataca moderadora de debate: "Saía sangue dela... de algum lugar"

Acusado por alguns colegas de ultrapassar as fronteiras profissionais para entrar no campo do "ativismo", Ramos respondeu que "quando um jornalista toma partido, estamos vendo o melhor da profissão". Diante do problema migratório e do muro na fronteira que o candidato quer construir, ele defende que a solução não é expulsar 11 milhões de imigrantes ilegais, mas integrá-los.

— A solução existe há anos. Em vez de expulsar, eles devem fazer parte. É isso que os EUA fazem há 200 anos. A melhor forma de integrá-los é legalizá-los e oferecer um caminho à cidadania. Isso é o que um país decente e generoso faz. Os Estados Unidos foram maravilhosos comigo. Quando cheguei, há 30 anos, o país me ofereceu as oportunidades e a liberdade que o México não me deu.

Sobre o atual governo, Ramos faz um balanço "bastante agridoce" da gestão do presidente Barack Obama em relação à questão migratória.

— Meu balanço da gestão de Obama neste ponto é bastante agridoce. Fiquei muito decepcionado que ele não tenha cumprido sua promessa. Quando tinha a Casa Branca e as duas Câmaras, podia ter aprovado e teríamos evitado este problema, mas não o fez.

Ramos reconheceu, no entanto, que o atual presidente americano ajudou os jovens "sonhadores" e agradeceu que o atual presidente mantenha a intenção de "continuar a trabalhar pela reforma migratória".

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.