Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jornalistas de Mianmar mostram preocupação por prisão de colegas

Dois jornalistas da Reuters foram detidos pela polícia em dezembro

Internacional|

Jornalistas de emissora turca foram libertados em novembro
Jornalistas de emissora turca foram libertados em novembro Jornalistas de emissora turca foram libertados em novembro

Um grupo de repórteres de Mianmar pediu ao governo nesta segunda-feira detalhes sobre a prisão de dois jornalistas da Reuters no mês passado, argumentando que o caso pode ter implicações no trabalho da imprensa, disseram dois membros do grupo.

Os dois jornalistas da Reuters, Wa Lone, de 31 anos, e Kyaw Soe Oo, de 27 anos, estão sendo investigados por suspeitas de violar a Lei Oficial de Segredos, uma lei pouco usada que existe desde a época do regime colonial britânico.

Eles haviam trabalhado na cobertura da Reuters de uma crise no Estado de Rakhine, no leste do país, onde acredita-se que 655 mil muçulmanos rohingya fugiram de uma repressão militar que ocorreu após ataques militantes contra forças da segurança.

Os dois devem se apresentar em tribunal na quarta-feira, no que será a segunda vez que se apresentam e o procurador pode pedir que as acusações sejam arquivadas.

Publicidade

Doze repórteres da capital de Mianmar, Naypyitaw, disseram ter feito o pedido ao Ministério do Interior por mais informações sobre o caso em concordância com a lei de mídia.

“O governo não deu uma explicação suficientemente adequada ao país”, disse à Reuters Nyan Hlaing Lynn, chefe de redação da revista Frontier Myanmar.

Publicidade

Em outubro, o governo de Mianmar já havia detido dois jornalistas de uma emissora turca e sua equipe por soltarem um drone perto do Parlamento do país.

O cinegrafista Lau Hon Meng, de Cingapura, o repórter Mok Choy Lin, da Malásia, e o jornalista local Aung Naing Soe, que atuava como intérprete para a dupla, além do motorista Hla Tin, foram soltos no início de novembro de uma prisão em Yamethin, próxima da capital Naypyitaw.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.