Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovem vítima de estupro morre após atear fogo em si mesma durante protesto

Um tribunal retirou as acusações contra autores do crime, o que provocou o protesto

Internacional|

Amina Bibi, de 18 anos, jogou gasolina em si mesma em frente a uma delegacia
Amina Bibi, de 18 anos, jogou gasolina em si mesma em frente a uma delegacia Amina Bibi, de 18 anos, jogou gasolina em si mesma em frente a uma delegacia

Uma adolescente paquistanesa morreu nesta sexta-feira (14) depois de atear fogo em si mesma após um tribunal retirar as acusações contra quatro homens acusados de estuprá-la, informou a polícia.

O incidente ocorreu no distrito de Muzaffargarh, na província de Punjab, onde o estupro coletivo em 2002 de Mukhtar Mai, uma mulher analfabeta, foi manchete em todo o mundo.

Amina Bibi, de 18 anos, jogou gasolina e ateou fogo no próprio corpo na quinta-feira em frente a uma delegacia de polícia na cidade de Beet Meer Hazar, segundo a polícia.

Conheça os 10 melhores lugares do mundo para ser mulher

Publicidade

Mostra nos EUA revisita relação entre arte e luta por direitos civis

Redes de televisão paquistanesas transmitiram imagens terríveis que mostravam a autoimolação e as tentativas desesperadas dos pedestres de apagar as chamas.

Publicidade

A jovem foi levada a um hospital público próximo, onde os médicos tentaram salvá-la, mas ela sucumbiu aos ferimentos na manhã desta sexta-feira, explicou a polícia.

A jovem foi supostamente estuprada por quatro homens, incluindo um membro de sua família, em janeiro, e reportou o incidente à polícia.

Publicidade

No entanto, um tribunal local de Muzaffargarh arquivou o caso na quinta-feira, depois que um relatório da polícia afirmou que Amina não havia sido estuprada, levando a adolescente a tomar esta medida desesperada.

"Nadir, o principal acusado no caso, era um parente da vítima e eles tiveram uma briga familiar", informou o oficial de polícia Chaudhry Asghar Ali à AFP.

"O caso foi investigado duas vezes e os investigadores descobriram que a vítima não havia sido estuprada", acrescentou.

A Suprema Corte do Paquistão exigiu nesta sexta-feira uma explicação sobre o incidente, ordenando que os chefes da polícia da província e do distrito compareçam pessoalmente ao Tribunal.

Drama feminino: em pleno século 21 mulheres são escravas no Paquistão

A Corte ordenou que a polícia envie um relatório explicando como o caso foi investigado e as razões pelas quais os homens acusados foram inocentados.

A porta-voz do chefe da polícia de Punjab informou que uma equipe de investigação foi enviada à região para analisar o caso.

"Enviamos uma equipe de investigação à área e suspendemos os funcionários da polícia que eram os responsáveis pelo caso", declarou Nabeela Ghazanfar, porta-voz do chefe da polícia de Punjab.

A Comissão de Direitos Humanos do Paquistão, independente, exigiu que o governo aja para garantir que os criminosos sejam levados à justiça.

"O sacrifício desta adolescente expôs as provações que as vítimas de estupro no país enfrentam quando tentam levar seus algozes à justiça", afirmou o grupo.

"É de conhecimento comum que apenas as vítimas de estupro corajosas no Paquistão levam o assunto à polícia ou ao tribunal", acrescentou.

A violência física e sexual contra mulheres é generalizada no Paquistão, um país muçulmano patriarcal e conservador.

Um dos casos mais famosos de crimes sexuais contra mulheres, o estupro de Mukhtar Mai, em 2002, e sua sobrevivência, a transformaram em um ícone internacional dos direitos das mulheres.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.