Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Julgamento do voo Rio-Paris revisa série de incidentes antes da tragédia

Voo AF-447 caiu no Atlântico, na noite de 1º de junho de 2009, e matou seus 228 ocupantes

Internacional|Do R7

Equipe da Marinha brasileira durante trabalho de resgate dos destroços do AF-447, em 2009
Equipe da Marinha brasileira durante trabalho de resgate dos destroços do AF-447, em 2009 Equipe da Marinha brasileira durante trabalho de resgate dos destroços do AF-447, em 2009

A falha de algumas sondas, motivo central da queda do avião da Air France que fazia a rota Rio-Paris, se multiplicou nos meses que antecederam o acidente. O tribunal correcional de Paris se debruçou sobre esses "sinais de alerta" com dirigentes da Direção-Geral de Aviação Civil (DGAC) da França.

O voo AF-447 caiu no meio da noite no Atlântico em 1º de junho de 2009, o que causou a morte de seus 228 ocupantes, enquanto atravessava em altitude elevada a turbulenta zona meteorológica da Frente Intertropical (FIT), ao longo do Brasil.

As sondas Pitot de medição de velocidade da aeronave congelaram,o que provocou o desligamento do piloto automático e a perda das indicações de velocidade. Surpresos, os pilotos perderam o controle da aeronave e não conseguiram recuperar sua estabilidade.

No ano anterior, formações de gelo similares tinham sido registradas em ritmo inédito: foram 17 incidentes entre 2003 e 2008, nove apenas em 2008. Outros seriam sinalizados retrospectivamente após o acidente.

Publicidade

O tratamento desses incidentes está no centro das acusações contra a Airbus e a Air France, julgadas por homicídio culposo desde 10 de outubro em Paris: as empresas são suspeitas de terem subestimado o risco e de não terem treinado e informado adequadamente as tripulações.

Em 2008, em incidentes registrados pela Air France na DGAC, a administração encarregada na França, não houve um "ponto de alerta em particular ligado a um risco de problema grave", conforme declarou Maxime Coffin, diretor do controle e da segurança até 1º de janeiro de 2009.

Publicidade

Em setembro de 2008, no entanto, ele explicou ter recebido uma carta do diretor da Air Caraïbes, que alertava para dois incidentes desse tipo.

"Ele me dizia: 'Nós pensamos que é preciso corrigir isto trocando o modelo de sonda e nós nos dirigimos à Airbus, que não nos deu uma resposta satisfatória'", descreveu. "Analisamos: 'Precisamos transmitir esta correspondência à Agência Europeia de Segurança Aérea (Aesa), porque é ela que poderá intervir'."

Publicidade

A partir de 2003, efetivamente, uma parte das competências da DGAC foi transferida para Colônia, na Alemanha, sede da agência europeia.

"BATATA QUENTE"

A presidente do tribunal, Sylvie Daunis, evocou o número de incidentes e o fato de que em 2001 um modelo anterior de sondas já tinha sido interditado e que em 2003 um acidente desse tipo tinha deixado 26 feridos leves.

Parte do avião da Air France sendo transportado para análise
Parte do avião da Air France sendo transportado para análise Parte do avião da Air France sendo transportado para análise

"E, apesar disso, o senhor nos diz, assim como outras pessoas, que nesta época não havia consciência de uma periculosidade particular?", questionou a magistrada.

"Sabemos que o construtor foi informado e que estava em busca de uma solução, e sabemos também que (...) as tripulações foram informadas do problema", respondeu Bernard Marcou, que coordenava na época a vigilância da Air France na DGAC. "Nós seguimos um nível de segurança que julgamos aceitável naquele momento."

As companhias Air Caraibes, XL Airways, Corsair, assim como a Air France, divulgaram na época memorandos a suas tripulações, mas o da Air France foi qualificado como "tardio e ineficaz" pelos especialistas durante a instrução.

"Que margem de manobra tinha a DGAC — ela poderia emitir uma instrução?", questionou a presidente.

"Será que poderíamos fazer uma instrução operacional? Sem dúvida, mas (...) sabíamos que as companhias faziam o acordado e, logicamente, nós nos certificamos de que os procedimentos estivessem citados nos manuais de operação. Para mim, penso que fizemos exatamente o que era nosso dever fazer", acrescentou.

Na carta da Air Caraibes, Alain Jakubowicz perguntou: "Será que não havia mais que um sinal de aleta, que precisava mais do que 'passar a batata quente?', em nome das partes civis.

"Absolutamente", avaliou Coffin, e disse ter agido preocupado com a "eficácia". "É preciso que a análise da gravidade dessa pane seja feita por aqueles que tinham as competências (para fazê-la), e, desde 2003, não éramos mais nós."

Foi só em março de 2009 que a Aesa respondeu à DGAC: ela decidiu não emitir "instrução de navegabilidade", que teria obrigado a substituição das sondas por outros modelos com indícios de congelamento menos frequentes.

A Air Caraibes o fez por precaução no outono de 2008; a Air France se comprometeu a fazê-lo a partir de abril de 2009. Mas as sondas do A330 do voo Rio-Paris não tinham sido substituídas ainda.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.