Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça da Argentina condena 563 pessoas por crimes contra a humanidade cometidos durante a ditadura militar

Há ainda 16 julgamentos em andamento, entre eles o caso que julga os chamados "voos da morte"

Internacional|

A Justiça da Argentina condenou nos últimos nove anos um total de 563 pessoas e processou outras 889 por crimes contra a humanidade cometidos durante a última ditadura no país (1976-1983), informaram fontes oficiais no aniversário dos 39 anos do golpe militar, completados nesta segunda-feira (23).

Desde a reabertura dos casos por violações dos direitos humanos em 2006, os tribunais argentinos emitiram 136 decisões relacionadas com esses crimes, segundo um relatório da Procuradoria de Crimes contra a Humanidade divulgado hoje pelo portal Infojus, ligado ao Ministério da Justiça da Argentina.

Nessas decisões judiciais, de 613 pessoas investigadas, 563 foram consideradas culpadas e apenas 50 foram inocentadas.

Justiça argentina aceita perícia que rejeita tese de suicídio de Nisman 

Publicidade

Arqueólogos dizem ter encontrado vestígios de refúgio nazista na Argentina

Há ainda 16 julgamentos em andamento, entre eles o caso que julga os chamados "voos da morte", nos quais prisioneiros vivos eram jogados no Rio da Prata.

Publicidade

E também o referente à Operação Condor, estipulada pelas ditaduras sul-americanas para perseguir opositores políticos fora de seus próprios países.

São 970 acusados presos, com a maioria (57%) em unidades penitenciárias, 40% em prisão domiciliar, 1,5% em dependências das forças de segurança e o restante em hospitais do país. Há ainda 45 foragidos, entre os quais dois que fugiram após serem condenados.

Publicidade

As leis que garantiam a impunidade do período ditatorial foram canceladas em 2003 pelo presidente Néstor Kirchner (2003-2007) e declaradas inconstitucionais três anos depois pela Suprema Corte.

Organizações de direitos humanos e partidos de esquerda lideram hoje manifestações no centro de Buenos Aires para homenagear as vítimas no 39ª aniversário do golpe militar. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.