Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça suíça amplia investigação contra políticos brasileiros

Entre os beneficiados das contas na Suíça estaria o presidente da Câmara, Eduardo Cunha 

Internacional|

Eduardo Cunha (PMDB-RJ) seria um dos políticos a utilizar contas na Suíça para lavar dinheiro ilegal
Eduardo Cunha (PMDB-RJ) seria um dos políticos a utilizar contas na Suíça para lavar dinheiro ilegal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) seria um dos políticos a utilizar contas na Suíça para lavar dinheiro ilegal

A Justiça suíça ampliou as investigações contra políticos brasileiros, ex-executivos da Petrobras e offshores da Odebrecht. O governo solicitou a cooperação de Panamá, Holanda e Liechtenstein para apurar o destino de milhões de dólares identificados nas contas de bancos do país. Entre os beneficiados estaria o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

No caso dele, o foco é a companhia Penbur Holdings, administrada pela consultoria Mossack Fonseca. Nos documentos revelados pelos Panamá Papers, o nome do banqueiro suíço David Muino é citado como a pessoa que atuaria para administrar parte da estrutura de Cunha.

Suíça diz que Cunha abriu empresas de fachada para tentar ocultar contas

Panamá Papers: ministro da Indústria da Espanha pede demissão

Publicidade

O deputado não é o único. No total, 57 nomes envolvidos na Lava Jato apareceram nos Panamá Papers, com a abertura de 107 sociedades offshore. As companhias teriam relações com Odebrecht Schahin, Queiroz Galvão e outras. Nomes como o do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró também estão na lista.

A reportagem confirmou com pessoas próximas ao processo em Brasília que os suíços já haviam informado o Ministério Público brasileiro. Segundo a imprensa suíça, cerca de uma centena de advogados de Genebra, Zurique e Lugano está envolvida na defesa dos suspeitos, entre eles Cunha, para evitar que os dados sejam transmitidos ao Brasil.

Islândia, Argentina e Reino Unido: três países com líderes em apuros após Panama Papers

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.