Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Líbia recupera 105 corpos após naufrágio de barco com imigrantes

Internacional|

Por Hani Amara

ZUWARA, Líbia (Reuters) - A Líbia recuperou 105 corpos depois que um barco repleto de imigrantes afundou no mar Mediterrâneo, e autoridades afirmaram que quase 100 pessoas estão desaparecidas e podem estar mortas.

O barco afundou na quinta-feira depois de deixar Zuwara, um porto de onde traficantes de pessoas normalmente embarcam imigrantes para a Itália, explorando o vazio na segurança da Líbia, onde governos rivais disputam o poder quatro anos após a derrubada de Muammar Gaddafi.

"O barco estava em más condições e as pessoas morreram com a gente", disse Ayman Talaal, um sobrevivente sírio, ao lado de sua filha. "Fomos forçados a usar esta rota. Agora, é chamada de sepultura do mar Mediterrâneo."

Publicidade

Autoridades e moradores locais estavam colocando corpos em sacos vermelhos em uma praia repleta de sapatos, calças e outros itens pessoais de imigrantes afogados. Um barco inflável azul recuperou mais corpos.

"Nós, o Crescente Vermelho, trabalhamos com nada. Alguns pescadores nos ajudam com um barco", disse Ibrahim al-Attoushi, um funcionário do Crescente Vermelho em Zuwara. "Nós só temos uma ambulância."

Publicidade

A Líbia se transformou em uma importante rota de trânsito para os imigrantes que fogem de conflitos e da pobreza em direção à Europa. Redes de traficantes exploram o caos do país para levar sírios à Líbia via Egito ou nacionais de países subsaarianos através do Níger, Sudão e Chade.

As autoridades líbias levaram 147 sobreviventes para um centro de detenção de imigrantes ilegais em Sabratha, a oeste de Trípoli, de acordo com um oficial de segurança da Líbia, que pediu que não fosse identificado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.