Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Líder espanhol diz que 'acordo não foi possível' para formar governo

Pedro Sánchez discursou para o plenário da câmara baixa do Parlamento pouco antes da votação que acontece nesta quinta-feira (25)

Internacional|Da EFE

Líder socialista da Espanha, Pedro Sánchez, admitiu fracasso de posse
Líder socialista da Espanha, Pedro Sánchez, admitiu fracasso de posse Líder socialista da Espanha, Pedro Sánchez, admitiu fracasso de posse

O líder socialista da Espanha, Pedro Sánchez, admitiu nesta quinta-feira (25) o fracasso de sua posse como presidente do governo ao anunciar no Congresso que "o acordo não foi possível".

Sánchez discursou para o plenário da câmara baixa do Parlamento pouco antes da votação que acontecerá hoje, e justamente depois que a frente de esquerda Unidas Podemos (UP) anunciou que se absteria de votar, após o fracasso das negociações com os socialistas para um governo de coalizão.

"A abstenção da UP é uma oportunidade histórica que se desvanece", afirmou Sánchez, revelando à câmara as diversas oportunidades de coalizão de governo que o Partido Socialista (PSOE) ofereceu à UP e que este partido rejeitou.

Sánchez afirmou que desejava formar uma coalizão com a UP, mas "não a qualquer preço", e criticou o líder da frente de esquerda, Pablo Iglesias, que queria entrar no governo espanhol "para controlá-lo", já que com 25% dos deputados queria administrar 80% da despesa social.

Publicidade

O presidente do governo interino insistiu, em um discurso dirigido especialmente contra Iglesias, que o país deve ter "um governo coerente e coeso, não dois governos em um".

O pronunciamento áspero de Sánchez aconteceu depois de a UP ter confirmado que se absteria na votação de hoje, o que certifica que o líder socialista não vai conseguir os votos necessários para continuar à frente do governo e continuará no cargo de forma interina.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.