Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Líder histórica das Mães da Praça de Maio morre, aos 93 anos

Hebe de Bonafini presidiu um grupo que buscava descobrir o paradeiro de filhos e outras pessoas presas pela ditadura argentina

Internacional|

Hebe de Bonafini foi homenageada pelo presidente e pela vice-presidente da Argentina
Hebe de Bonafini foi homenageada pelo presidente e pela vice-presidente da Argentina Hebe de Bonafini foi homenageada pelo presidente e pela vice-presidente da Argentina

Hebe de Bonafini, a histórica presidente da associação argentina Mães da Praça de Maio, criada durante a ditadura (1976-1983) para descobrir o paradeiro de filhos e de outras pessoas presas pelo regime militar, faleceu neste domingo (20), aos 93 anos, confirmou a vice-presidente, Cristina Fernández de Kirchner.

"Queridíssima Hebe, Mãe da Praça de Maio, símbolo mundial da luta pelos direitos humanos, orgulho da Argentina. Deus te chamou no Dia da Soberania Nacional... Não deve ser coincidência. Simplesmente obrigada, eternamente em nossa memória", escreveu Cristina Kirchner.

Pouco depois, Alejandra Bonafini, filha da ativista, informou em um comunicado que a mãe havia falecido às 9h20 no Hospital Italiano da cidade de La Plata, na província de Buenos Aires, onde estava internada havia alguns dias.

"São momentos muito difíceis e de profunda tristeza, e compreendemos o amor do povo por Hebe, mas neste momento temos a necessidade de chorar [...] na intimidade", afirmou Bonafini, antes de afirmar que, a partir de segunda-feira (21), serão anunciados os locais para homenagens e atos de recordação.

Publicidade

O presidente Alberto Fernández também se despediu com "profunda dor e respeito pela lutadora incansável dos direitos humanos", em um comunicado, no qual anunciou o decreto de três dias de luto nacional.

"O governo e o povo argentino reconhecem nela um símbolo internacional da busca pela memória, verdade e justiça pelos 30 mil desaparecidos", prosseguiu o texto da Presidência. "Como fundadora das Mães da Praça de Maio, ela jogou luz na noite escura da ditadura militar e abriu caminho para a recuperação da democracia há 40 anos", acrescentou.

Publicidade

A organização que ela presidiu informou em nota que "suas cinzas repousarão na Praça de Maio" e que mais detalhes serão divulgados nos próximos dias.

Perfil controverso

Com dois filhos e uma nora desaparecidos durante a ditadura, Bonafini foi uma das fundadoras do famoso grupo de mães que, em 1977, começou a se reunir na praça de Maio, diante da sede do governo, em Buenos Aires, para exigir informações sobre o paradeiro dos filhos.

Publicidade

Com o passar dos meses, elas começaram a se identificar com um lenço branco na cabeça, que rapidamente virou um símbolo da organização. A luta continuou na democracia, com manifestações e atos que continuaram exigindo verdade e justiça.

Leia também

Hebe de Bonafini, no entanto, estabeleceu um perfil polêmico ao se tornar uma militante aguerrida do "kirchnerismo" e ferrenha defensora do casal Néstor (2003-2007) e Cristina (2007-2015).

Em 2017, ela foi processada por suposto desvio de recursos públicos em um projeto de construção de moradias sociais entre 2005 e 2011. A ativista considerou a ação uma "manobra" contra o próprio trabalho por parte do governo de centro-direita de Mauricio Macri (2015-2019), que ela considerava um "inimigo". O processo judicial se encontra paralisado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.