Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Líder opositor abre vantagem em contagem apertada nas eleições da Nigéria

Internacional|

Por Tim Cocks e Alexis Akwagyiram

ABUJA (Reuters) - O líder de oposição nigeriano Muhammadu Buhari abriu uma vantagem de 2 milhões de votos nesta segunda-feira, com 75 por cento dos Estados já com os votos contados, elevando a probabilidade de uma surpreendente vitória para o mesmo homem que há 30 anos assumia o poder após um golpe militar.

De acordo com os resultados conferidos pela Reuters, Buhari recebeu 12 milhões de votos até o momento. Um general de 72 anos, ele se apresentou como um renascido democrata, baseando sua campanha no combate à corrupção no país mais populoso da África.

Enquanto isso, o presidente do país, Goodluck Jonathan, que tenta a reeleição, contabilizou 10 milhões de votos até agora. Um ex-professor de zoologia, ele teve seus cinco anos de mandato à frente da maior economia africana marcados por escândalos de corrupção e uma sangrenta insurgência de militantes islâmicos do Boko Haram.

Publicidade

Uma virada ainda é possível, já que algumas das principais bases de apoio de Jonathan no Delta do Níger ainda precisam ser contabilizadas.

Em Rivers, instável e disputado Estado no sul que abriga a maior indústria petrolífera da África, Jonathan recebeu 95 por cento dos votos.

Tal resultado levantou suspeitas entre diplomatas, observadores e eleitores do partido de Buhari. Algumas pessoas foram às ruas para protestar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.