Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Líderes dos Brics fecham acordo para luta contra terrorismo

Premiê indiano afirmou que o terror é a maior ameaça à prosperidade econômica do planeta

Internacional|Ansa

Líderes dos países membros do Brics acenam para foto ao lado de convidados
Líderes dos países membros do Brics acenam para foto ao lado de convidados Líderes dos países membros do Brics acenam para foto ao lado de convidados

Ao final da reunião do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o primeiro-ministro indiano, Narenda Modi, afirmou que a Declaração de Goa — aprovada por unanimidade — destaca a atuação do bloco contra o terrorismo.

"Nós ratificamos o compromisso de atuar com decisão contra o terrorismo e as fontes que o financiam e o apoiam. A maior ameaça à prosperidade econômica do planeta é o terrorismo", destacou Modi. Aos líderes, o premier justificou sua afirmativa destacando que a "onda crescente do terrorismo atinge hoje o Oriente Médio, a Ásia ocidental, a Europa e o sul da Ásia".

Dados mostram crescimento e melhoria da qualidade de vida na Índia após criação do Brics

Além da luta contra o terrorismo, a Declaração de Goa pede por um mundo mais "multipolar", em que a divisão do poder seja mais espalhada entre outras nações. O documento de 109 parágrafos pede diversas mudanças na ordem política mundial, como a reforma do Conselho de Segurança para torná-lo "mais representativo e eficiente".

Publicidade

Michel Temer

O presidente brasileiro Michel Temer também participou da cúpula dos Brics e destacou a importância do país de participar do evento.

Publicidade

"Estamos convencidos de que nosso êxito passa por mais cooperação com o mundo. É natural, portanto, que a inserção internacional do Brasil traga o signo do universalismo, relações econômico-comerciais geograficamente equilibradas, cooperação com parceiros de distintos continentes. E que se revigora no diálogo político com países de todos os quadrantes", disse o mandatário.

Após a reunião com os líderes do bloco, Temer ainda participou de uma reunião bilateral com Modi em que anunciou a assinatura de diversos acordos de cooperação no campo farmacêutico e na pesquisa agropecuária. O político ainda destacou que o país enviará missões para a Índia para "ampliar relações" também na área da Defesa.

Publicidade

"Essa visita relançou nossa parceria estratégica que se voltará para uma inserção mais competitiva nos mercados globais e para o desenvolvimento de nossas sociedades. Esperamos que esse nosso encontro incremente cada vez mais as nossas relações", acrescentou.

Países do Brics regulamentam operações de banco internacional

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.