Londres: líder de mesquita protegeu suspeito de atropelamento enquanto multidão queria atacá-lo

Prefeito Sadiq Khan elogiou conduta de imã: "Não se deve fazer justiça com as próprias mãos"

Prefeito de Londres, Sadiq Khan, elogiou conduta de líder que protegeu suspeito de atropelamento
Prefeito de Londres, Sadiq Khan, elogiou conduta de líder que protegeu suspeito de atropelamento Reuters

O líder religioso da mesquita cujos fiéis foram atropelados por uma van na madrugada desta segunda-feira (19), em Londres, protegeu o suspeito de cometer o atentado enquanto uma multidão furiosa queria atacá-lo. As informações são do jornal britânico The Sun.

No momento do ataque, havia muitas pessoas na rua que deixavam o templo, onde participaram das orações noturnas como parte do período de Ramadã, mês em que muçulmanos praticam o jejum.

'Ele disse que queria matar todos os muçulmanos', diz testemunha de ataque a fiéis de mesquita em Londres

Imediatamente após o atropelamento, um homem socou o suspeito e outros o imobilizaram junto ao chão enquanto a polícia não chegava. Uma das testemunhas presentes no local chegou a afirmar que o motorista teria morrido se não fosse a ação do líder, que teria gritado: "Parem de bater nele, apenas o segurem e chamem a polícia".

Na manhã de segunda-feira, o prefeito londrino, Sadiq Khan, elogiou a postura do religioso.

— O imã Mohammed Mahmoud fez um bom trabalho em acalmar as coisas. A justiça deve ser feita, mas não com as pessoas tomando as coisas pelas próprias mãos. A ação dele foi a que se esperava de um bom líder de fé.

Em comunicado, o Conselho Muçulmano da Grã-Bretanha também aprovou a conduta de Mahmoud, dizendo que ele preveniu maiores ferimentos e a potencial perda de uma vida.

— Trabalhamos muito durante décadas para construir uma comunidade pacífica e tolerante na Mesquita de Finsbury Park e condenamos totalmente qualquer ato de violência que tente separar nossa comunidade.

Estado Islâmico pede retaliação a ataque contra mesquita em Londre

Veja o momento em que a população segura o suspeito do atropelamento: