Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Macedônia do Norte instala 1ª faixa com nome novo em fronteira grega

Mudança, que demorou 27 anos para ser aprovada, entrou em vigor na noite da terça-feira (12). Estado começou a trocar placas antigas pelo país

Internacional|Da EFE

Macedônia no Norte instala placa com novo nome
Macedônia no Norte instala placa com novo nome Macedônia no Norte instala placa com novo nome

As autoridades macedônias colocaram nesta quarta-feira (13) a primeira faixa com o novo nome do país, Macedônia do Norte, no principal cruzamento de fronteira com a Grécia. A mudança entrou em vigor na noite de terça-feira (12), com a publicação da denominação no Diário Oficial.

Com este gesto, o Estado começou cumprir o acordo assinado com os gregos no ano passado e que pôs fim a uma disputa que durou 27 anos. O governo da Grécia informou ontem que o governo em Skopje tinha cumprido com as suas obrigações no Acordo de Prespa, incluindo a ratificação no Parlamento e a aprovação da adesão do país na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O Acordo, que leva o nome do lago que fica na fronteira e local onde o documento foi assinado em junho de 2018, estipula que o novo nome deverá ser utilizado tanto dentro quanto fora do país.

Leia também

O governo já tinha alterado o nome no site oficial na terça-feira (12), e agora fará a troca de todas as placas onde esteja o termo República da Macedônia.

Publicidade

Em até três dias, as autoridades substituirão as faixas de todos os cruzamentos de fronteira e dos dois aeroportos nacionais, em Skopje e Ohrid, assim como nos sites. Em dois meses deverão retirar a sinalização das estradas, e em no máximo quatro meses todos os veículos terão as placas substituídas.

Durante anos, a Grécia vetou tanto o acesso do país vizinho à Otan quanto a abertura de negociações para a sua eventual entrada na União Europeia, por conta do conflito a respeito do nome. A Grécia tem uma região homônima no norte do país e resistia a aceitar que a nação vizinha incluísse o termo Macedônia em sua denominação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.