Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mãe malinense que teve 9 filhos correu risco após o parto

Médicos temeram pela vida de Halima Cissé depois que ela deu à luz os nônuplos inesperados em uma clínica em Marrocos

Internacional|Do R7

Responsável pelo parto, o obstetra Yazid Murad se surpreendeu com o número de bebês
Responsável pelo parto, o obstetra Yazid Murad se surpreendeu com o número de bebês Responsável pelo parto, o obstetra Yazid Murad se surpreendeu com o número de bebês

Médicos da clínica Ain El-Barja, em Casablanca, no Marrocos, que fizeram o parto dos 9 filhos da malinense Halima CIssé, contaram em uma entrevista que a mãe, que esperava ter 7 filhos na última terça-feira (4) chegou a correr risco logo após o parto, mas agora está bem.

Leia também: Mulher malinense que esperava sétuplos dá à luz nove filhos

O obstetra Yazid Murad, que fez o parto, explicou que Halima foi levada à clínica para ficar sob obervação e tentar aguardar que ela chegasse pelo menos até a 30ª semana de gestação, para reduzir os riscos causados pela grande quantidade de bebês. No entanto, ela entrou em trabalho de parto prematuramente e perdeu muito sangue durante a cesariana de emergência.

"Nós íamos esperar mais, mas ela teve as contrações e começou a sentir muita dor, então fomos para a cirurgia. Naquele momento, esperávamos que ela fosse ter 7 filhos. Quando já estávamos fazendo a limpeza e remoção da placenta, toquei uma cabeça dentro dela e depois costas, e encontrei as duas crianças ali. Foi uma surpresa, mas felizmente a clínica estava preparada e pôde receber todas elas", contou o médico.

Publicidade

Risco para Halima

Assim que os bebês nasceram, a equipe médica voltou sua atenção para a mãe. Segundo Murad, Halima estava muito fraca após o parto e eles temiam que ela pudesse ter alguma hemorragia interna e ficar debilitada demais para sobreviver.

No entanto, após receber transfusões de sangue e ter uma boa noite de sono, no dia seguinte ela já pôde ver os filhos e ficar em um quarto. Todos os bebês pesam entre 500g e 1kg e ficarão na clínica por mais algumas semanas, até crescerem mais.

Publicidade

Leia também

"Nunca vi uma situação como essa. O parto com mais filhos que já fiz tinha sido com três bebês, é uma situação que ocorre no máximo uma vez a cada 20 anos. E não foi por fertilização assistida, ela teve uma gravidez natural, foi uma situação muito especial", relatou.

O parto de Halima, que teve 5 meninas e 4 meninos, bateu o recorde mundial de parto bem-sucedido com maior número de bebês vivos. A marca anterior era de uma norte-americana que teve óctuplos em 2009.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.