Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Manifestantes criticam discurso nacionalista branco em universidade na Flórida

Evento fez com que o governador declarasse estado de emergência 

Internacional|

Centenas de manifestantes marcharam do lado de fora de centro
Centenas de manifestantes marcharam do lado de fora de centro Centenas de manifestantes marcharam do lado de fora de centro

Manifestantes gritando “vão para casa nazistas” buscaram abafar o discurso de um nacionalista branco na Universidade da Flórida nesta quinta-feira, e o campus ergueu barricadas e enviou dezenas de policiais para proteção contra agitações.

O evento de Richard Spencer na universidade em Gainesville, que fez com que o governador declarasse estado de emergência para preparação para possível violência, acontece cerca de dois meses após manifestações por neonazistas e supremacistas brancos em Charlottesville, Virgínia, desencadearem um confronto mortal com contra-manifestantes.

A violência em 12 de agosto acrescentou combustível a um debate nacional sobre raça e o presidente republicano Donald Trump foi alvo de críticas por culpar ambos os lados pelo confronto.

Nesta quinta-feira, diversas centenas de manifestantes marcharam do lado de fora de um centro de artes performáticas do campus onde Spencer discursou. Spencer lidera o Instituto de Política Nacional, um think tank nacionalista.

Publicidade

Em meio a forte presença da polícia, manifestantes que participavam da marcha gritaram “se levante, lute de volta” e “vá para casa, Spencer”. Um avião voou por cima do local com um cartaz que dizia “Amor domina ódio! Amor irá prevalecer!”.

Um homem contratado como segurança para a mídia foi preso por porte ilegal de arma no campus, informou o escritório do xerife do condado de Alachua.

Publicidade

Embates entre supremacistas brancos e manifestantes deixam três mortos nos EUA

Dentro do local, Spencer e manifestantes gritaram uns contra os outros.

Publicidade

“Eu não vou para casa”, disse Spencer. “Nós somos mais fortes que vocês e todos vocês sabem disso!”.

Cerca de 15 homens brancos, todos vestidos de camisas brancas e calças cáquis, levantaram suas mãos quando Spencer perguntou quem se identificava com a “alt-right”, um grupo com ideologias de direita e caracterizado pela rejeição às políticas convencionais e que inclui neonazistas, supremacistas brancos e antissemitas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.