Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Marco Rubio se torna a esperança do establishment republicano

Internacional|

Por James Oliphant

DES MOINES, Iowa (Reuters) - O senador do Texas Ted Cruz foi o vencedor da primeira disputa pela indicação presidencial do Partido Republicano, em Iowa, na corrida pela Casa Branca, mas houve outro grande vitorioso na noite de segunda-feira: o senador da Flórida Marco Rubio, representante do establishment republicano.

Durante meses, a retórica raivosa de Cruz e Donald Trump, no melhor estilo "terra arrasada", definiu a briga pela indicação presidencial republicana, enquanto candidatos mais moderados metiam os pés pelas mãos na tentativa de representar um desafio aos dois líderes das pesquisas.

A esperança entre os líderes da legenda era o surgimento de uma figura de dentro do establishment. Na segunda-feira, essa pessoa foi Rubio, que perdeu de Trump por uma margem mínima e ficou somente alguns pontos percentuais atrás de Cruz.

Publicidade

Quando Rubio subiu ao palco do salão de festas de um hotel após o anúncio dos resultados, fez o que equivaleu a um discurso de vitória. "Este é o momento que eles disseram que nunca iria acontecer", disse o senador de primeiro mandato. "Durante meses, nos disseram que não tínhamos chance".

Não resta dúvida de que a luta pela indicação republicana entrou em uma nova fase.

Publicidade

"Temos uma corrida com três concorrentes", disse Craig Robinson, ex-diretor político do Partido Republicano em Iowa.

O resultado de Rubio surpreendeu analistas políticos do Estado como Robinson, que havia previsto que Rubio terminaria a noite muito atrás de Trump e Cruz, talvez com algo entre 15 e 18 por cento dos votos – ele teve 23 por cento.

Publicidade

O desempenho de Rubio irá fortalecer seu argumento de que os apoiadores de outros candidatos moderados e simpáticos ao status quo, como o ex-governador da Flórida Jeb Bush, o governador de Nova Jersey, Chris Christie, e o governador de Ohio, John Kasich, deveriam dar seu apoio, e dinheiro, a ele.

Rubio agradeceria os fundos adicionais. Seu comitê de campanha só arrecadou pouco mais de 14 milhões de dólares de doadores no quarto trimestre de 2015, o que o deixou bem atrás de Cruz, que levantou mais de 20 milhões. Até o momento, sua campanha amealhou quase 40 milhões no total, e a de Cruz acumulou 47 milhões.

O terceiro lugar de Rubio em Iowa significa que ele "é o candidato consensual do establishment", afirmou Douglas Gross, estrategista republicano em Des Moines, capital de Iowa.

(Reportagem adicional de Grant Smith)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.