Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Medida que autoriza doação para Basílica na Palestina é criticada

Comunidade judaica questiona destino das verbas, temendo que elas sejam desviadas para ataques contra Israel

Internacional|Eugenio Goussinsky, do R7

Restauração da Basílica está em andamento
Restauração da Basílica está em andamento Restauração da Basílica está em andamento

Em mais um passo para aprovar que o Brasil doe R$ 792 mil para a restauração da Basílica da Natividade, em Belém, Palestina, a comissão mista da Medida Provisória que determina a doação, aprovou, nesta quinta-feira (12), o relatório do senador Humberto Costa (PT-PE).

O conteúdo da MP autoriza a doação ao Estado da Palestina, conforme denominado pela Agência do Senado, da quantia. Mas, para que ela seja implementada, é necessário que o texto seja aprovado pelos plenários da Câmara e do Senado, para onde segue.

Israel fecha fronteira com Gaza após disparos de foguetes palestinos

A liderança da comunidade judaica brasileira mais uma vez afirmou que discorda da iniciativa e teme que a verba seja utilizada, na verdade, para ataques contra Israel, organizados por grupos ou indivíduos palestinos.

Publicidade

O presidente executivo da Fisesp (Federação Israelita do Estado de São Paulo), Ricardo Berkiensztat, questiona a doação com base, primeiramente, na crise econômica que assolou o País nos últimos tempos e que ele considera não ter sido ainda superada.

— Em primeiro lugar, com o Brasil passando por uma situação econômica extremamente complicada, fazer uma doação é no mínimo muito estranho. Falta dinheiro para a educação, saúde, previdência, qualquer valor é bem-vindo dentro das necessidades do Brasil.

Publicidade

O outro argumento utilizado pelo dirigente da Fisesp diz respeito ao destino do dinheiro. Há o temor, por parte da comunidade judaica, de que a verba seja direcionada a outros objetivos, como ataques a Israel.

— Temos o receio de que o dinheiro seja desviado para atividades de grupos locais terroristas que possam fazer uso para ataques a Israel. Não temos nada contra a Basílica, mas quem garante que o dinheiro vai ser utilizado lá? É uma preocupação nossa.

Publicidade

A Agência do Senado informou em nota que a Basílica está desde 2012 na lista do Patrimônio Mundial e dos Patrimônios em Risco da Unesco, por causa do seu precário estado de conservação. A restauração já está em andamento. E como o prazo para as doações se encerra até o fim deste ano, o senador Humberto Costa pediu urgência na aprovação do relatório.

Segundo Berkiensztat, o valor obtido para a reforma já está acima do necessário, com doações de vários países, como Bélgica, Alemanha, França, Itália, Grécia, Hungria, Rússia, Polônia e Marrocos.

— Sabemos que muito do dinheiro doado para a Autoridade Palestina foi desviado no meio do caminho, seja por corrupção, seja para a incitação ao ódio e utilização para compra de armas e bombas a serem usados em ataques contra Israel.

O governo brasileiro, no texto, não se manifestou a respeito das considerações feitas pela comunidade judaica. Para o senador Cristóvão Buarque (PPS-DF), o objetivo da iniciativa não é financiar nenhuma religião, mas salvar um patrimônio cultural da humanidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.